Justiça suspende construção de estrada que cruzaria a Amazônia entre o Acre e o Peru

19 de junho de 2023
Acre estrada Terras Indígenas

A Justiça Federal do Acre anulou um edital para a construção de uma rodovia de 90 quilômetros ligando Cruzeiro do Sul, no Acre, a Pucallpa, no Peru. De acordo com a decisão judicial, nada poderá ser feito até a realização de um estudo de viabilidade econômica, social e ambiental da obra.

A estrada ameaça os direitos territoriais dos Povos Indígenas e outras Comunidades Tradicionais que vivem na região, além de ferir direitos ambientais. Se construída, poderá afetar diretamente o Parque Nacional da Serra do Divisor e as Terras Indígenas (TIs) Poyanawa, Nawa, Nukini, Jaminawa do Igarapé Preto, Arara do Rio Amônia, Kampa do Rio Amônia, e Kaxinawa/Ashaninka do Rio Breu; e as Comunidades Tradicionais da Reserva Extrativista do Alto Juruá e dos Projetos de Assentamento Havaí, São Pedro e Paraná dos Mouras.

A rodovia ainda cortaria o território dos Povos em isolamento voluntário que vivem na Reserva Isconahua e na Reserva Comunal Alto Tamaya Abujão, além das Comunidades Nativas San Mateo e Flor de Ucayali, dos Povos Ashaninka e Shipibo-Conibo, no Peru, detalha o AC 24 horas.

Diante disso, a sentença considerou que as condições previstas no edital do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) violam requisitos legais para execução das obras. Dentre eles estão a elaboração de estudos prévios de viabilidade técnica e ambiental; a consulta às Comunidades Tradicionais que serão impactadas pelo empreendimento; e o reconhecimento do Direito de Povos Indígenas Isolados que vivem na região.

Em novembro de 2019 – portanto, alguns meses após o início do governo do inominável –, foi dado início ao trabalho com a abertura de uma trilha. Desde então, foram desencadeadas várias discussões. Um estudo, inclusive, apontou que a estrada deve gerar um prejuízo social de R$ 960 milhões, lembra o g1.

A Justiça também proibiu o IBAMA de licenciar o trecho da BR-364 que já se encontra sob sua análise enquanto não for realizada a mesma consulta a Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais direta ou indiretamente afetados pelo empreendimento, e enquanto não for realizada pela FUNAI a qualificação do estudo da Referência no 64 – Isolados do Igarapé Tapada, para confirmar a presença de Povos Isolados na região impactada.A ação civil pública pedindo a paralisação dos empreendimentos foi movida conjuntamente pela Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre), SOS Amazônia, Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), informa a CPI-Acre.

ClimaInfo, 20 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar