Desmatamento na Amazônia cai 54% de janeiro a maio, mostra Imazon

22 de junho de 2023
desmatamento Amazônia cai 2023
Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD)

O ritmo de desmatamento na Amazônia registrou uma queda significativa de 54% nos cinco primeiros meses de 2023, de acordo com o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) operado pelo Imazon. De janeiro a maio, a floresta amazônica perdeu 1.542 km2 de mata nativa, o equivalente ao território da cidade de São Paulo. A despeito da queda, a taxa registrada pelo SAD/Imazon foi a 4ª maior área desmatada para o período em pelo menos 16 anos, atrás apenas de 2022, 2021 e 2020.

A queda mais significativa nos cinco primeiros meses de 2023 aconteceu em maio, com uma redução de 77% no ritmo de desmatamento em comparação com o mesmo mês no ano passado (de 1.476 km2 para 339 km2). Porém, como o patamar do ano passado foi excessivo, em virtude da omissão absoluta do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a queda precisa persistir nessa proporção pelos próximos meses para evitar que 2023 fique fora das primeiras posições no ranking de anos com maior desmatamento amazônico.

“Para intensificar ainda mais o combate ao desmatamento, é necessário que os órgãos ambientais sigam sendo fortalecidos, para que consigam ter capacidade suficiente para impedir a continuidade de atividades como o garimpo ilegal, a invasão de Áreas Protegidas e a grilagem. E, também, realizar a destinação para a conservação de Terras Públicas ainda sem uso definido, que estão mais vulneráveis ao desmatamento”, afirmou Larissa Amorim, pesquisadora do Imazon.

Apesar da redução geral no desmatamento, a destruição florestal aumentou em dois estados nos cinco primeiros meses de 2023: Roraima (alta de 62%, de 68 km2 para 110 km2) e Tocantins (alta de 17%, de 6 km2 para 7 km2). Em termos totais, os maiores estados amazônicos seguem na liderança do desmatamento no período – Mato Grosso (511 km2), Amazonas (372 km2) e Pará (328 km2), que juntos representam 78% da floresta destruída.

Metrópoles e R7 deram mais detalhes sobre os dados do SAD/Imazon.

ClimaInfo, 23 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completado ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar