Depois de Nova York, fumaça dos incêndios florestais no Canadá atinge Chicago

29 de junho de 2023
Canadá incêndios florestais fumaça EUA
Erin Hooley/AP

A pior temporada de incêndios florestais da história do Canadá já provocou a devastação de uma área tão grande quanto a Carolina do Sul (cujo território mede cerca de 77 mil km2) e maior do que dez outros estados dos EUA. Em todo o país, 3.030 incêndios carbonizaram 8 milhões de hectares – o tamanho da República Tcheca, na Europa –, de acordo com o Canadian Interagency Forest Fire Centre.

A Bloomberg lembra que a fumaça dos incêndios escureceu os céus de cidades dos Estados Unidos e do Canadá por semanas e cruzou o oceano até a Europa. O leste estadunidense está coberto com alertas de qualidade do ar de Iowa a Maine, incluindo a cidade de Nova York, onde a qualidade do ar é ruim o suficiente para que pessoas com doenças respiratórias fiquem em casa.

Na 3ª feira (27/6), os resíduos das queimadas pioraram a qualidade do ar em Chicago, Detroit e Milwaukee, entre outras cidades. Nesse dia, em Chicago, informa o New York Times, o Índice de Qualidade do Ar atingiu 209, a pior leitura para o dia entre as grandes cidades do mundo. Na manhã de quarta, o índice subiu para 216, mas foi superado pela marca de Detroit, onde atingiu 306.

Segundo a CNN, a piora da qualidade do ar permaneceria nos Grandes Lagos e no Vale de Ohio, com um aumento na fumaça em estados como Washington e Nova York. Mas não nos níveis vistos há algumas semanas, quando a fumaça se espalhou por vários outros locais dos EUA, lançando uma névoa laranja sobre diversas cidades.

O fogo florestal no Canadá e seus efeitos foram destaque em BBC, CBS, ABC, Washington Post, NBC, AP, Axios, Reuters e France24.

ClimaInfo, 30 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar