Depois de Nova York, fumaça dos incêndios florestais no Canadá atinge Chicago

Canadá incêndios florestais fumaça EUA
Erin Hooley/AP

A pior temporada de incêndios florestais da história do Canadá já provocou a devastação de uma área tão grande quanto a Carolina do Sul (cujo território mede cerca de 77 mil km2) e maior do que dez outros estados dos EUA. Em todo o país, 3.030 incêndios carbonizaram 8 milhões de hectares – o tamanho da República Tcheca, na Europa –, de acordo com o Canadian Interagency Forest Fire Centre.

A Bloomberg lembra que a fumaça dos incêndios escureceu os céus de cidades dos Estados Unidos e do Canadá por semanas e cruzou o oceano até a Europa. O leste estadunidense está coberto com alertas de qualidade do ar de Iowa a Maine, incluindo a cidade de Nova York, onde a qualidade do ar é ruim o suficiente para que pessoas com doenças respiratórias fiquem em casa.

Na 3ª feira (27/6), os resíduos das queimadas pioraram a qualidade do ar em Chicago, Detroit e Milwaukee, entre outras cidades. Nesse dia, em Chicago, informa o New York Times, o Índice de Qualidade do Ar atingiu 209, a pior leitura para o dia entre as grandes cidades do mundo. Na manhã de quarta, o índice subiu para 216, mas foi superado pela marca de Detroit, onde atingiu 306.

Segundo a CNN, a piora da qualidade do ar permaneceria nos Grandes Lagos e no Vale de Ohio, com um aumento na fumaça em estados como Washington e Nova York. Mas não nos níveis vistos há algumas semanas, quando a fumaça se espalhou por vários outros locais dos EUA, lançando uma névoa laranja sobre diversas cidades.

O fogo florestal no Canadá e seus efeitos foram destaque em BBC, CBS, ABC, Washington Post, NBC, AP, Axios, Reuters e France24.

ClimaInfo, 30 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.