No lugar de neve, chuva: estudo aponta para risco crescente de deslizamentos em montanhas

derretimento neve chuva
Odd Andersen / AFP

Um novo estudo de pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, do Departamento de Energia dos Estados Unidos, mostra que as mudanças climáticas estão diminuindo a ocorrência de nevascas nas áreas mais altas do Hemisfério Norte. No lugar da neve, está caindo chuva.

A maior ocorrência de chuvas nas áreas montanhosas intensifica a perda da cobertura de neve, o que pode comprometer bacias hidrográficas que dependem do gelo das montanhas. A depender da intensidade, as chuvas podem gerar o transbordamento de lagos glaciais e a ruptura de barragens, com o risco de inundações e deslizamentos de terra para quem vive ao redor ou abaixo dessas áreas. Os riscos são significativamente maiores nas cadeias montanhosas da porção ocidental da América do Norte e o Himalaia, na Ásia.

A análise, publicada na última semana pela revista Nature, indica que a ocorrência de chuvas nas regiões montanhosas também pode aumentar com os eventos extremos mais frequentes. Mais chuvas e chuvas mais fortes nessas áreas trazem riscos significativos para cerca de 1/4 da humanidade que vive nessas regiões. Segundo o estudo, para cada aumento de 1oC na temperatura global, as chuvas podem aumentar em média 15% em altitudes elevadas.“Esse aumento nos extremos de chuva não é algo que vai acontecer de agora até o final do século XXI – já estamos vendo isso acontecer”, disse Mohammed Ombadi, autor principal do estudo. O estudo foi repercutido por diversos veículos, como Associated Press, New Scientist e Scientific American. O NY Times publicou reportagem que foi traduzida no Brasil pela Folha.

ClimaInfo, 3 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.