Garimpo ilegal devasta área equivalente a 120 campos de futebol em Terra Indígena

desmatamento Terras Indígenas
Divulgação Polícia Federal

A Polícia Federal vem intensificando os esforços para combater ilegalidades em Terras Indígenas e Unidades de Conservação na Amazônia. Somente na última semana, duas operações foram deflagradas: a Retomada, contra o garimpo ilegal no Parque Nacional Campos Amazônicos e na TI Tenharim Marmelos, e a Obsidium, para combater a extração irregular de madeira da TI Tubarão Latundê. As três áreas estão localizadas em Rondônia.

Na Operação Retomada, os agentes da PF e do ICMBio identificaram o desmatamento de uma área estimada em 118 hectares, equivalente ao mesmo número de campos de futebol. No garimpo, foram encontrados insumos tóxicos irregulares para a retirada de minérios, além de duas escavadeiras hidráulicas, 11 motores de dragagem, quatro geradores de energia elétrica, oito veículos, além de acampamentos utilizados pelos criminosos. Todo o maquinário e a infraestrutura foi destruída pelos agentes, em um prejuízo estimado de R$ 8 milhões para o garimpo ilegal. Agência Brasil e g1 deram mais informações.

Já na Operação Obsidium, uma equipe de policiais federais e dois analistas ambientais do IBAMA apreenderam equipamentos e carregamentos de madeira retirada ilegalmente da reserva indígena. Da mesma forma, o maquinário também foi destruído. A notícia é do g1.

Em tempo: O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima criou um grupo de trabalho para acompanhar as ações ambientais previstas no plano de ação do governo federal para combate ao garimpo e proteção da Terra Yanomami, em Roraima. O GT terá 12 integrantes, entre titulares e suplentes, todos do serviço público federal, com representação de órgãos ambientais, Comunidades Tradicionais e desenvolvimento rural. A notícia é da Folha de Boa Vista e do Valor. Enquanto isso, a Folha destacou o jogo de “gato e rato” entre os agentes federais e os garimpeiros no território Yanomami, com alguns criminosos insistindo em permanecer na região e desafiando as autoridades.

ClimaInfo, 5 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.