Chuvas de monção voltam a castigar Paquistão e deixam ao menos 50 mortos

Paquistão chuvas de monção
Xinhua / Shutterstock

Pelo menos 50 pessoas, incluindo oito crianças, morreram por conta de inundações e deslizamentos de terra provocados pelas chuvas de monção que atingem o Paquistão desde o mês passado. As monções são típicas para esta época do ano, mas estão se tornando mais intensas e catastróficas por causa das mudanças climáticas, alertam cientistas.

A maioria das mortes ocorreu na província de Punjab, no leste do país, e foram causadas principalmente por eletrocussão e colapsos de prédios. Na província de Khyber Pakhtunkhwa, no noroeste, os corpos de oito crianças foram recuperados de um deslizamento de terra no distrito de Shangla na 5a feira (6/7). As equipes de resgate ainda procuravam outras crianças.

As crianças foram mortas por um deslizamento enquanto jogavam críquete. Quase 15 crianças, com idades entre 12 e 15 anos, montaram um campo perto de uma rocha quando esta desabou após uma chuva, relata a Reuters.

Autoridades de Lahore, a segunda maior cidade do Paquistão, disseram que houve um recorde de chuvas na 4ª feira (5/7), transformando estradas em rios e deixando quase 35% dos residentes sem eletricidade e água. Para piorar, o Departamento Meteorológico paquistanês previu mais chuvas fortes em todo o país nos próximos dias e alertou sobre possíveis inundações nas áreas de captação dos maiores rios de Punjab.

A monção de verão entre junho e setembro traz 70-80% da precipitação anual do sul da Ásia. É vital para a subsistência de milhões de agricultores e para a segurança alimentar da região, mas também provoca deslizamentos e inundações, lembra o Guardian.

A tragédia provocada pelas chuvas no Paquistão também foi noticiada por Independent, Al Jazeera, CBS e DW.

Em tempo 1: Na vizinha Índia, fortes chuvas causaram estragos em Himachal Pradesh e Uttarakhand no domingo (9/7), provocando deslizamentos de terra, danificando casas e deixando pelo menos nove mortos, relatam Indian Express, NDTV e Business Insider India. Três membros de uma família morreram no desabamento de uma casa após um deslizamento em Kotgarh, no distrito de Shimla. Na cidade de Kullu, um deslizamento danificou uma casa improvisada e matou uma mulher. Em outro incidente, uma pessoa foi enterrada por um deslizamento de terra em Katiyan Tehsil de Chamba no sábado. A meteorologia prevê mais chuvas fortes para os próximos dias.

ClimaInfo, 10 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.