“Pilhagem”: Uruguai se revolta com megaconsumo de água de projeto da Google em meio à seca

11 de julho de 2023
Uruguai crise hídrica
Eitan Abramovich / AFP

O Uruguai vem sofrendo com a pior seca dos últimos 70 anos, que provocou o colapso do fornecimento de água potável para Montevidéu e outras cidades. Nada disso, no entanto, parece preocupar a Google, que se prepara para instalar no país um centro de dados que consumirá milhões de litros de água por dia.

O Guardian destacou a irritação da população uruguaia com o projeto. Para algumas pessoas, a leniência das autoridades do país com o empreendimento é reflexo da priorização que é dada às necessidades hídricas das indústrias, especialmente aquelas relacionadas ao agronegócio, em detrimento da população local.

“Apenas uma pequena proporção da água no Uruguai é usada para consumo humano. A maior parte é utilizada pelas grandes agroindústrias, como soja, arroz e polpa de madeira. Agora temos o projeto da Google que usará enormes quantidades de água”, destacou Daniel Peña, pesquisador da Universidade da República em Montevidéu.

Os planos da Google no Uruguai envolvem a construção de um datacenter em um terreno de 29 hectares no departamento de Canelones, no sul do país. O centro usaria cerca de 7,6 milhões de litros de água por dia para resfriar seus servidores, o equivalente ao uso doméstico diário de 55 mil pessoas.

A falta de chuvas e as temperaturas mais altas dos últimos meses derrubaram o nível do principal reservatório de água potável do Uruguai. Como medida emergencial para evitar o desabastecimento, o governo começou a retirar água do estuário do rio da Prata, onde a água doce começa a se misturar com a salgada do mar. Porém, a medida é vista como insuficiente e a qualidade da água está aquém do necessário.A atuação de empresas multinacionais e seu impacto na disponibilidade de água no país vem irritando a população uruguaia. “Não é uma seca – é uma pilhagem”, destacaram manifestantes citados pelo El País sobre a ferocidade das grandes empresas, especialmente estrangeiras, na disputa pela pouca água potável disponível no Uruguai.

ClimaInfo, 12 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar