Nos EUA, onda de calor deve avançar para o meio oeste nesta semana

ondas de calor EUA
weather.com

A onda de calor que vem “torrando” o sul e o sudoeste dos Estados Unidos deve avançar para outras áreas do país nesta semana. Entre as regiões que devem entrar na mira das altas temperaturas nos próximos dias estão o meio-oeste e o norte estadunidenses, incluindo a capital, Washington D.C..

A previsão era que o calor já começasse a aumentar no norte no fim de semana. Segundo o Weather Channel, até 3ª feira (25/7) máximas acima de 32oC deverão atingir grande parte das planícies e do meio-oeste. Em Washington, a expectativa é que na 4ª feira  a região seja atingida pela massa de ar mais quente do ano até o momento, calor que deverá perdurar até o final da semana, explica o Washington Post.

O New York Times destaca que todos os sinais indicam que este será um dos verões mais quentes já registrados no país. Grandes porções dos EUA estão experimentando temperaturas recordes – e os crescente perigo e desconforto que as acompanham.

Phoenix, no Arizona, uma das cidades mais quentes dos EUA, nunca esteve tão quente por tanto tempo. Cobrindo a onda de calor na cidade, Matt York, fotógrafo da AP, relata um surto de exaustão. “Nenhuma quantidade de água ou isotônico pode mantê-lo nessas condições sem resfriamento adequado ao longo do dia. Meu telefone e câmeras falham continuamente e param de funcionar. Até o ar-condicionado do meu carro tem dificuldade para acompanhar”, conta York.

Muitos outros lugares do país estão enfrentando temperaturas excepcionalmente altas. Nos parques nacionais, o calor extremo parece estar matando pessoas em um ritmo alarmante este ano, o que mostra tanto sua gravidade quanto a mudança no cálculo de risco pessoal nos locais naturais dos EUA, à medida que a mudança climática alimenta mais extremos climáticos, explica a CNN.

O calor extremo também afeta o setor aéreo norte-americano. Segundo a Bloomberg, as altas temperaturas estão forçando as companhias a ajustar as operações nas cidades mais atingidas, reduzindo combustível ou bagagem – e em alguns casos dispensando passageiros – para ajudar na operação das aeronaves.

Em tempo 1: Em meio a uma onda de calor histórica e meses de seca, o governo do México lançou a última fase de um projeto de semeadura de nuvens para tentar provocar chuvas. O projeto envolve aviões voando nas nuvens soltando iodeto de prata que, em teoria, condensam gotas de água adicionais e aumentam a chuva ou a neve, explica o Guardian. O objetivo é “combater os efeitos da seca nas áreas rurais e contribuir para reabastecer os aquíferos”, diz o Ministério da Agricultura, que realiza a semeadura de nuvens pelo menos uma vez por ano desde 2020.

Em tempo 2: Na China, os “facekinis” – máscaras faciais que cobrem o rosto inteiro com orifícios para os olhos, nariz e boca – são a nova moda, à medida que as altas temperaturas quebram recordes no país e o sol escaldante não dá trégua. Na tentativa de se proteger dos raios solares e evitar o bronzeado, moradores e turistas começaram a cobrir a pele para sair às ruas, mostra a CNN. As máscaras são geralmente feitas de tecido leve e resistente à radiação UV. E são usadas junto a mangas compridas para esconder os braços do sol, assim como chapéus de abas largas e jaquetas leves.

ClimaInfo, 24 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.