Fontes eólica e solar batem recordes sucessivos de geração no Brasil em julho

24 de julho de 2023
eólica solar recorde julho
Reprodução / TV Globo

O Brasil registrou 12 recordes de produção de energia eólica (cinco) e solar fotovoltaica (sete) somente na primeira quinzena de julho. Nove dos recordes ocorreram na região Nordeste. Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com o ONS, o recorde mais recente ocorreu no dia 13 de julho, quando a produção solar instantânea no Nordeste atingiu 6.597 MW – equivalentes a 53,3% da demanda elétrica da região, explicam Canal Energia e Energia Hoje. No dia anterior, a geração solar instantânea já havia sido recorde em território nordestino, com 6.478 MW.

Também em 12 de julho, a geração solar média no Nordeste alcançou 2.248 MW médios, superando os números dos dias 11 (2.211 MW médios) e 4 (2.060 MW médios). Em todo o Sistema Interligado Nacional (SIN), a rede básica de atendimento elétrico à maior parte do país, o recorde de geração solar média ocorreu no dia 4, com 5.752 MW médios.

Nesse mesmo dia a produção de energia eólica no Nordeste bateu recorde, com 19.720 MW médios. Essa produção elétrica corresponde a 27,8% de toda a demanda de energia do país e é mais que suficiente para suprir toda a região, de acordo com o Jornal Hoje.

CNN e Agência Brasil também noticiaram os recordes de geração limpa.

ClimaInfo, 25 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar