Fontes eólica e solar batem recordes sucessivos de geração no Brasil em julho

eólica solar recorde julho
Reprodução / TV Globo

O Brasil registrou 12 recordes de produção de energia eólica (cinco) e solar fotovoltaica (sete) somente na primeira quinzena de julho. Nove dos recordes ocorreram na região Nordeste. Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com o ONS, o recorde mais recente ocorreu no dia 13 de julho, quando a produção solar instantânea no Nordeste atingiu 6.597 MW – equivalentes a 53,3% da demanda elétrica da região, explicam Canal Energia e Energia Hoje. No dia anterior, a geração solar instantânea já havia sido recorde em território nordestino, com 6.478 MW.

Também em 12 de julho, a geração solar média no Nordeste alcançou 2.248 MW médios, superando os números dos dias 11 (2.211 MW médios) e 4 (2.060 MW médios). Em todo o Sistema Interligado Nacional (SIN), a rede básica de atendimento elétrico à maior parte do país, o recorde de geração solar média ocorreu no dia 4, com 5.752 MW médios.

Nesse mesmo dia a produção de energia eólica no Nordeste bateu recorde, com 19.720 MW médios. Essa produção elétrica corresponde a 27,8% de toda a demanda de energia do país e é mais que suficiente para suprir toda a região, de acordo com o Jornal Hoje.

CNN e Agência Brasil também noticiaram os recordes de geração limpa.

ClimaInfo, 25 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.