Grécia controla incêndios florestais, mas mantém alerta para novos focos

Grécia incêndios florestais controlados
Pixabay

Depois de duas semanas, finalmente as autoridades da Grécia conseguiram controlar os incêndios florestais que consumiram boa parte das ilhas de Rodes e Corfu, além de áreas nas proximidades da capital, Atenas. No sábado (29/7), o governo grego confirmou que os maiores focos de fogo estão sendo extintos, mas alertou para o risco persistente de novos episódios do tipo nos próximos dias, com o tempo quente e seco.

Os incêndios causaram danos significativos na Grécia. Quase 20 mil pessoas, a maioria turistas, foram forçados a evacuar a ilha de Rodes, na maior evacuação de pessoas já feita no país. O fogo matou pelo menos cinco pessoas (além de dois brigadistas que morreram na queda de um bombardeiro hídrico em Evia na última 3ª feira) e queimaram quase 50 mil hectares de floresta e vegetação.

Enquanto combatem os incêndios, as autoridades gregas começam a analisar como os focos de fogo surgiram. Uma possibilidade forte é de que os incêndios tenham sido causados por ação humana, potencializada pelo tempo quente e seco.

“Durante esse período [três primeiras semanas de julho], 667 incêndios foram registrados, ou seja, mais de 60 por dia em quase todo o país. Infelizmente, a maioria foi incendiada por ação humana, seja por negligência criminosa ou intenção”, disse Vassilis Kikilias, ministro da crise climática e proteção civil da Grécia. “A diferença com os outros anos foram as condições climáticas. A mudança climática, que gerou uma onda de calor histórica e sem precedentes, está aqui”. Guardian e Valor repercutiram essa avaliação.

Para os gregos, ficou o prejuízo material deixado pelo fogo. Além da perda de fazendas e lavouras, a indústria turística também foi afetada pelos incêndios, exatamente na melhor temporada do ano para seus negócios. “Os meios de subsistência das pessoas estão literalmente reduzidos a cinzas”, lamentou uma moradora de Kiotari, na ilha de Rodes, ao Independent.

AFP, Euronews, Folha e Guardian, entre outros, também repercutiram a luta da Grécia contra o fogo e os efeitos dos incêndios florestais no país.

ClimaInfo, 31 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.