Morre Ignacy Sachs, pensador do “ecodesenvolvimento”

Ignacyi Sachs
Alberto Coutinho / AGECOM - Wikimedia Commons

Morreu em Paris na manhã da última 4ª feira (2/8), aos 96 anos, o economista Ignacy Sachs, um dos pioneiros do ecodesenvolvimento. 

Nascido na Polônia pré-II Guerra Mundial, Sachs chegou a se refugiar no Brasil, onde iniciou seus estudos de economia antes de retornar à Europa na década de 1950. As experiências no Brasil e em outros países em desenvolvimento, como a Índia, foram importantes para a formação de Sachs e seu pensamento posterior sobre a importância da preservação do meio ambiente para a economia.

“Sachs era contrário à ideia de que a preservação do meio ambiente dependia de paralisar o crescimento econômico. O mais importante era entrar no mérito, na qualidade deste crescimento econômico”, disse Ricardo Abramovay, professor da Universidade de São Paulo (USP) que conviveu com Sachs, à Folha.

O economista teve papel importante em 1972, quando ajudou na elaboração da declaração final da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, o primeiro encontro diplomático de alto nível sobre meio ambiente realizado sob o sistema ONU. A marca de Sachs se encontra principalmente no termo “ecodesenvolvimento”, uma primeira reflexão que daria fundamento subsequente ao pensamento sobre desenvolvimento sustentável nos anos 1980.O jornal francês Le Monde publicou um obituário de Ignacy Sachs.

ClimaInfo, 4 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.