Tufões, tempestades e calor: a crise climática castiga o Extremo Oriente

Ásia clima extremo
cnsphoto

Tufão Khanun mata no Japão e ameaça Taiwan. China sofre com chuvas, enquanto centenas passam mal com calor na Coreia do Sul. O clima extremo provocado pelas mudanças climáticas e piorado pelo El Niño não dá sinais de trégua na Ásia, mais especificamente no Extremo Oriente.

Poucos dias após a passagem de Doksuri por Filipinas, Taiwan e China, um novo tufão, Khanun, castiga o Japão. A tormenta atingiu as províncias de Okinawa e Kagoshima, no sudoeste do país, com fortes chuvas e rajadas de vento pelo segundo dia consecutivo, deixando dois mortos e se movendo tão lentamente que seu impacto pode ser prolongado, segundo a Reuters.

Em Taiwan, empresas e escolas foram fechadas, e companhias aéreas cancelaram dezenas de voos, enquanto Khanun contornava o nordeste da ilha em meio a alertas de inundações e ventos fortes. O olho do tufão estava a 340 km de Taipei, no Mar da China Oriental, seguindo na direção oeste.

No norte da China, uma ponte sobre o rio Mayi desabou ao longo da rodovia Harbin-Mudanjiang, na província de Heilongjiang, devido a inundações repentinas provocadas por fortes chuvas e dois carros caíram no rio. Outras partes do país estão enfrentando as piores inundações em décadas, lembra a ABC. Beijing registrou a maior precipitação em 140 anos, informam AP, SCMP e Reuters, efeito do tufão Doksuri, que atingiu o país como tempestade tropical, mas provocou fortes e constantes chuvas.

Já na Coreia do Sul, os termômetros estão nas alturas. Pelo menos 125 pessoas foram hospitalizadas com exaustão pelo calor, e outras centenas exibiram sintomas relacionados ao clima, desde que os escoteiros e líderes de escoteiros de todo o mundo começaram a chegar ao país. O Jamboree Mundial, evento que reúne escoteiros a cada quatro anos, atraiu mais de 43 mil adolescentes de 158 países para a costa oeste da Coreia do Sul, informam New York Times, Reuters, Al Jazeera, AP, Guardian e BBC. O evento coincide com a pior onda de calor que o país experimentou em anos.

O clima extremo na Ásia foi noticiado por diversos veículos, como Bloomberg, Guardian, DW, Euronews, Reuters, Japan Times, SCMP, Al Jazeera e npr.

ClimaInfo, 4 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.