Sob forte calor, EUA começam a sofrer com incêndios florestais

EUA incêndios florestais
NOAA

Há semanas sofrendo com uma forte onda de calor, agora os EUA começam a registrar focos preocupantes de incêndio florestal, especialmente no oeste do país.

A Bloomberg informou que as autoridades federais norte-americanas emitiram alertas “vermelhos” de incêndio desde o centro do Texas até o Oregon, no noroeste do país. Em todo os EUA, existiam nesta 5ª feira (3/8) 67 grandes incêndios ativos, a maior parte no Novo México e no Arizona. O mais forte deles atinge a Reserva Nacional do Mojave, na fronteira entre Califórnia e Nevada, que teve mais de 323,7 km2 de área consumida pelo fogo até a última 4ª feira (2/8), de acordo com o Guardian.

O incêndio em Mojave preocupa mais por conta do ecossistema único que vive nessa região desértica do sul dos EUA. A área é lar da Árvore de Josué (Joshua Tree), ícone do oeste norte-americano, uma espécie que consegue resistir ao clima seco do deserto, mas muito vulnerável ao fogo. Outras espécies únicas da região, como tartarugas-do-deserto e cerca de 200 plantas raras, também estão ameaçadas. Bloomberg e CNN deram mais informações.O forte calor dos últimos dias deve persistir por mais algumas semanas. O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA alertou para o risco de novos recordes de calor em dias consecutivos na semana que vem, especialmente entre o sul do Texas e o Arizona. Phoenix, capital do último estado, está sob notificação de novas altas históricas de temperatura depois de bater o recorde de 31 dias seguidos com máximas acima dos 43oC. ABC News, NY Times e Washington Post abordaram a previsão dos meteorologistas.

ClimaInfo, 4 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.