Em pleno inverno, América do Sul enfrenta termômetros a quase 40ºC

América do Sul onda de calor
MetSul

Enquanto o Hemisfério Norte sofre com o calor extremo no verão, as temperaturas altas também são registradas no Sul, onde o tempo deveria estar bem mais frio. 

No Chile, destino de turistas ávidos pela neve dos Andes durante o inverno, as temperaturas estão muito acima do normal para este período do ano. Na 3ª feira (1º/8), o país bateu seu recorde nacional de calor com 38,9oC em um observatório andino, a temperatura mais alta desde 1951. O serviço meteorológico chileno emitiu alertas de “eventos de altas temperaturas” para boa parte do norte do país.

A neve derreteu em partes dos Andes. A MetSul publicou imagens de uma câmera instalada nas proximidades de Santiago, capital do Chile, que mostram áreas cobertas até poucos dias atrás e que agora estão expostas, escurecidas. 

O calor intenso no norte chileno contrasta com uma forte onda fria que atinge o extremo sul do país nos últimos dias. Uma tempestade trouxe nevasca e ventos intensos para a região de Magalhães, causando transtornos em cidades como Puerto Natales e Punta Arena. Nesta última, a neve praticamente cobriu a cidade inteira, o que forçou a interrupção das atividades escolares e comerciais.

As temperaturas mais altas na América do Sul são um dos reflexos do fenômeno meteorológico El Niño, que também está potencializando o calor de verão no Hemisfério Norte, sobreposto às mudanças climáticas. No Brasil, os termômetros superaram os 30oC no Rio Grande do Sul no começo da semana, e o tempo deve seguir mais quente do que deveria na maior parte do país nos próximos dias.

Correio Braziliense, Folha, g1, Metrópoles e Washington Post, entre outros, abordaram o calor fora de época no Chile e em parte da América do Sul.

Em tempo: Dados do INMET analisados pela Agência Pública mostraram que julho passado foi o mais quente em mais de seis décadas no Brasil. A média de temperatura no país ficou em 23oC, um grau centígrado acima da média observada na série histórica desde 1961 (22oC). As áreas que registraram maior aumento de temperatura no último mês foram o sul da Amazônia, Centro-Oeste e o Sul. Em Porto Alegre (RS), a média das temperaturas mínimas foi quase 2oC acima do histórico.

ClimaInfo, 4 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.