Meteorologistas revisam cálculos e preveem mais furacões no Atlântico em 2023

15 de agosto de 2023
furacões Atlântico
Ray Bilcliff / Pexels

Chances de uma temporada de furacões no Atlântico mais forte do que o habitual crescem à medida que as temperaturas do oceano ficam mais quentes.

Um total de 14 a 21 tempestades nomeadas – quando os ventos atingem 63 km/h ou mais – podem se formar no Oceano Atlântico nesta temporada, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês). Em maio, a NOAA previu até 17, e uma temporada média costuma produzir 14 delas. Cinco dessas tempestades já se formaram desde o início do ano.

Temperaturas mais quentes da superfície do mar, combinadas com o El Niño, são “realmente a raiz da maior parte da incerteza que temos”, disse Matt Rosencrans, principal meteorologista da temporada de furacões no Centro de Previsão Climática da NOAA. Embora o El Niño possa criar mudanças na velocidade do vento que enfraquecem tempestades, essas condições estão surgindo “um pouco mais tarde do que inicialmente previsto”, disse ele à Bloomberg.

Das 14-21 tempestades nomeadas previstas pela NOAA, entre 6 e 11 delas têm potencial para se tornar furacões, com ventos de 119 km/h ou mais, informa a Reuters. E de dois a cinco desses furacões podem se tornar grandes eventos, com ventos sustentados acima de 179 km/h, de acordo com a entidade.

Na semana retrasada, a Colorado State University também atualizou para mais sua previsão, projetando 18 tempestades nomeadas, incluindo as cinco que já se formaram. Segundo a instituição, os Estados Unidos têm quase 50% de chance de serem atingidos por um grande furacão, classificado como categoria 3 ou superior. O AccuWeather também aumentou sua previsão, relata o Washington Post.

A temporada de furacões, que vai oficialmente de 1º de junho a 30 de novembro, costuma atingir seu pico por volta de 15 de setembro.

Wall Street Journal, Inside Climate News, AP e CNBC trataram das novas previsões para a temporada de furacões no Atlântico.

 

ClimaInfo, 15 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar