Navio cargueiro movido a vento estreia em viagem ao Brasil

22 de agosto de 2023
navio cargueiro a vento
divulgação YaraMarine

Cargueiro equipado com velas especiais partiu em sua viagem inaugural e pode ajudar a reduzir emissões do transporte marítimo, um dos maiores poluidores do mundo.

O navio de carga Pyxis Ocean, equipado com velas especiais gigantes movidas a vento, partiu em sua viagem inaugural, da China para o Brasil. É o primeiro teste da tecnologia na “vida real”.

O uso das grandes velas WindWings, projetadas pela empresa britânica BAR Technologies e produzidas pela Yara Marine Technologies, visa reduzir o consumo de combustível e, portanto, a pegada de carbono do transporte marítimo, informa a BBC. A Cargill, que fretou a embarcação, diz esperar que a inovação ajude a indústria a caminhar em direção a um futuro mais verde.

O setor marítimo responde por 3% das emissões globais de gases de efeito estufa. Com as WindWings, a expectativa é que as emissões da embarcação sejam reduzidas em até 30%. Se a tecnologia for combinada com o uso de combustíveis alternativos, os desenvolvedores acreditam que a redução das emissões poderá ser ainda maior, informa a CNN.

O Pyxis Ocean foi adaptado com WindWings medindo até 37,5 metros de altura. As velas foram instaladas no convés do cargueiro, explica a Reuters. Jan Dieleman, presidente da divisão de transporte marítimo da Cargill, disse à Bloomberg que a empresa espera recuperar os custos com a inovação com economia de combustível.

Embora não seja um conceito novo – afinal, os veleiros datam de mais de 5.000 anos –, novas tecnologias de propulsão assistida pelo vento têm surgido nos últimos anos. Enormes pipas e tecnologias de rotores foram testadas em navios de carga, na tentativa de reduzir sua dependência dos combustíveis fósseis. De acordo com a International Windship Association, há só 20 grandes embarcações comerciais equipadas com propulsão eólica operando hoje.

Em tempo: A seca que atinge o Canal do Panamá, um dos símbolos mais poderosos do comércio global, vem afetando o trânsito de navios pela via, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Devido à redução drástica do volume de água – mais um efeito da crise climática –, as embarcações têm aguardado quase quatro dias, em média, na hidrovia, segundo a Clarkson Research Services, unidade do maior corretor de navios do mundo. Há dois meses, a espera era de pouco mais de um dia. Alguns navios tiveram atrasos de até 20 dias. A Bloomberg destaca que num verão com temperaturas recordes e incêndios florestais, a seca do Canal do Panamá é mais um lembrete de como o aquecimento do planeta poderá perturbar o comércio global.

 

ClimaInfo, 23 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar