Nova onda de calor atinge Europa e provoca incêndios e mortes

Europa ondas de calor incêndios mortes
Reprodução vídeo CNN Spain

Europa registra incêndios florestais e 18 mortes na Grécia, alertas de calor em 16 cidades italianos e alerta vermelho para onda de calor na França. O anticiclone que atinge a Itália foi batizado de Nero, o imperador que ateou fogo em Roma em 64 DC.

Os 18 corpos carbonizados encontrados na Grécia são provavelmente de imigrantes, informa a Reuters, ampliando ainda mais o drama da tragédia. “Dado que não há relatos de desaparecimentos de residentes nas zonas envolventes, estamos investigando a possibilidade de se tratarem de pessoas que entraram ilegalmente no país”, disse um representante da brigada de incêndio. Bloomberg, BBC e Euronews também destacaram as mortes.

Na cidade portuária de Alexandroupolis, dezenas de pacientes hospitalares foram evacuados para uma balsa na 3ª feira (22/8), enquanto um incêndio no sopé do Monte Parnitha, nos arredores de Atenas, lançou espessas nuvens de fumaça sobre a capital, relata a Reuters.

Na Itália, o calor extremo vem tomando o norte e o centro do país, enquanto as temperaturas no sul estão mais alinhadas com as médias para esta época do ano, explica a Euronews. Roma e Milão têm alertas vermelhos em vigor, com temperaturas previstas para atingir os 37°C. Turistas que visitam Nápoles, Gênova e Florença também são avisados ​​para se protegerem na parte mais quente do dia.

No Vale do Ródano, na França, a previsão era que as temperaturas atingissem 41°C. Por isso, o governo francês emitiu um alerta vermelho para quatro regiões do sul do país, em meio a um período de clima excessivamente quente, destacam France24 e Reuters. Foi a sexta vez que o serviço meteorológico francês acionou um alerta vermelho, parte do programa do governo para proteger a população em períodos de condições meteorológicas extremas, e a primeira ocorrência do tipo este ano.

A temperatura extrema não poupa nem os Alpes. A cadeia montanhosa vem sendo atacada por uma onda de calor que está jogando os níveis de congelamento para acima dos topos das geleiras da cordilheira, explicam Bloomberg e Guardian. As temperaturas escaldantes na 2ª feira (21/8) elevaram o ponto de congelamento (0°C) acima de 5.000 metros, e os picos glaciais nos Alpes são mais baixos que isso.

Folha, AP, Reuters, ABC, CNN, Bloomberg e Euronews também trataram do calor extremo na Europa.

Em tempo 1: A demanda por energia no Texas e em outros estados centrais dos Estados Unidos caminha para níveis recordes esta semana, à medida que residências e empresas ligam seus aparelhos de ar-condicionado para escapar de outra onda de calor brutal que se move lentamente por todo o país. O Southwest Power Pool (SPP), que supervisiona a rede em partes de 15 estados, de Dakota do Norte ao Novo México, disse que estabeleceu um recorde histórico na 2ª feira (21/8), informa a Reuters.

Em tempo 2: Uma fumaça espessa cobriu grande parte do noroeste do Pacífico, enquanto vários incêndios florestais no Canadá e em Washington e Oregon, nos Estados Unidos, continuam, matando duas pessoas, destruindo dezenas de edifícios e ameaçando outras construções, destacam New York Times e ABC. Havia pelo menos seis grandes incêndios no estado de Washington. O Oregon registrava outros quatro grandes incêndios.

 

ClimaInfo, 23 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.