Veranico: em pleno inverno, Brasil deve registrar máxima de 40ºC nesta semana

Veranico agosto 2023
INMET

Onda de calor deve provocar temperaturas mais altas em boa parte do Brasil nos próximos dias, e tem potencial para provocar recorde histórico para agosto.

Ainda estamos no inverno, mas o clima nos próximos dias será digno de primavera (e, em alguns casos, verão) nos estados do Sudeste e Centro-Oeste. A chegada de uma massa de ar quente e seco cobrirá boa parte dessas regiões até o final desta semana, mantendo o céu aberto e os termômetros muito acima do normal para o mês de agosto.

De acordo com o INMET, a expectativa é de que a temperatura máxima atinja os 40ºC em localidades no Centro-Oeste, no Triângulo Mineiro e no interior de São Paulo. O calor também deve ser intenso no Rio Grande do Sul, com máximas entre 32ºC e 34ºC.

“Embora calor muito intenso não seja incomum de ocorrer às vezes no Sudeste nesta época, e bastante frequente no Centro-Oeste pelo auge da estação seca, o que se espera nesta semana excederá os padrões climatológicos de agosto em muitas cidades”, apontou Estael Sias, da MetSul, ao jornal O Globo.

O Estadão elencou as cidades brasileiras que podem registrar máximas acima dos 30ºC nesta semana. Cuiabá (MT) deve chegar aos 42ºC, enquanto Rio de Janeiro se aproximará desse patamar com 39ºC. Já Manaus (AM), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Porto Velho (RO) e Teresina (PI) podem registrar máxima de 37ºC.

O inverno de 2023 tem sido marcado por temperaturas acima do normal não apenas no Brasil, mas em boa parte da América do Sul. Recentemente, a faixa entre o norte do Chile e o sul do Brasil experimentou um clima digno de verão, com os termômetros acima dos 38ºC em uma estação meteorológica nos arredores de Santiago, na Cordilheira dos Andes.

A suspeita é de que o calor fora de época possa ter relação com o fenômeno El Niño, que influencia padrões climáticos em várias partes do mundo. O meteorologista do INMET Heráclio Alves, no entanto, observou à Agência Brasil que ainda não é possível fazer essa associação direta. “Faremos a análise no final do fenômeno e vamos comparar com outros anos que tiveram também a ocorrência do El Niño para atestar se houve mesmo alguma relação com as temperaturas mais intensas”, disse.

CartaCapital, g1 e VEJA, entre outros, também abordaram o “veranico” no meio de agosto no Brasil.

 

ClimaInfo, 23 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.