ONU fortalece Direitos de Crianças e Adolescentes contra mudanças climáticas

28 de agosto de 2023
UNICEF direito crianças adolescente crise climática
UNICEF/UNI427289/Khanyizira

Pela 1ª vez, o Comitê dos Direitos da Criança da ONU reconheceu que crianças e adolescentes têm direito a meio ambiente limpo, saudável e sustentável. 

Em reunião realizada nesta 2ª feira (28/8) em Genebra, os integrantes do Comitê destacaram que os países têm obrigação de resguardar os direitos de sua população mais jovem a um meio ambiente equilibrado, o que passa também pelo combate à mudança do clima.

Recém-publicado, o Comentário Geral nº 26 “sobre os Direitos das Crianças e o meio ambiente, com enfoque especial nas mudanças climáticas” aborda explicitamente a emergência climática, o colapso da biodiversidade e a poluição generalizada, delineando medidas possíveis para proteger a vida e as perspectivas de vida das crianças ao redor do mundo.

“Crianças e adolescentes de todo o mundo têm liderado a luta contra as mudanças climáticas, apelando aos seus governos e empresas para que tomem medidas para proteger o planeta e seu futuro. Com o seu Comentário Geral nº 26, o Comitê dos Direitos da Criança não só faz eco e amplifica as vozes de meninas e meninos, mas também define claramente os Direitos de Crianças e Adolescentes em relação ao meio ambiente que os Estados-membros devem respeitar, proteger e cumprir”, disse Philip Jaffé, integrante do Comitê.

O Comitê é parte da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança, que conta com 196 países signatários, e tem como responsabilidade recomendar aos governos caminhos para garantir a proteção dos Direitos da Juventude. O novo Comentário especifica que os Estados são responsáveis pela proteção dos Direitos de Crianças e Adolescentes contra danos imediatos e por violações previsíveis de seus direitos no futuro devido a atos ou omissão dos Estados agora. O texto pede aos países que tomem medidas imediatas, incluindo a eliminação progressiva do uso dos combustíveis fósseis e a adoção rápida de fontes renováveis de energia.

BBC, Folha, Guardian e Reuters, entre outros, repercutiram as recomendações do Comitê dos Direitos da Criança da ONU para o enfrentamento à mudança do clima.

Em tempo: O grupo de trabalho de Direitos Humanos e empresas transnacionais da ONU informou que a petroleira Saudi Aramco está sendo investigada por possíveis violações dos Direitos Humanos relacionadas à crise climática. A empresa foi informada por especialistas da ONU que suas operações são suspeitas de contrariarem as metas, obrigações e os compromissos do Acordo de Paris e podem estar “impactando negativamente a promoção e proteção dos Direitos Humanos no contexto da mudança do clima”. A investigação foi iniciada a partir de um pedido apresentado em 2021 pela ClientEarth, que aponta a petroleira saudita como “o maior emissor corporativo individual de gases de efeito estufa” do planeta. Bloomberg, Financial Times e Reuters deram a notícia.

 

ClimaInfo, 29 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar