Fogo persiste e Grécia registra um dos piores incêndios da história europeia

Grécia incêndios florestais
Andy / Pixabay

Incêndio em Alexandrópolis, nordeste da Grécia, é o mais mortal da Europa em 2023 e supera os piores episódios registrados nos últimos anos no continente.

As autoridades gregas correm contra o tempo para combater o pior foco de incêndio já registrado no país em muitos anos. Mais de 470 bombeiros enfrentam o fogo em Alexandrópolis, na região de Evros, que matou pelo menos 20 pessoas nos últimos 10 dias, de acordo com a Reuters.

O incêndio em Alexandrópolis consumiu mais de 77 mil hectares de vegetação, tornando-o um dos piores episódios do tipo a ocorrer em um país europeu, segundo o serviço de gestão de emergência do Observatório Copernicus, da União Europeia.

Ainda não se sabe a origem do incêndio na região de Evros, que fica próxima à fronteira da Grécia com a Turquia. Suspeita-se que a maior parte das mortes registradas nesta localidade seja composta por imigrantes ilegais que estavam tentando entrar na União Europeia. Na semana passada, 19 corpos carbonizados foram encontrados em uma área recém-incendiada, sendo ao menos duas crianças. Um homem foi morto em outro incêndio na Grécia, na região central do país, ao tentar resgatar seu gado do avanço das chamas.

Em toda a Grécia, 74 focos de fogo estavam ativos nesta 2ª feira (28/8), sendo que 27 deles ocorreram nas 24 horas entre a noite de domingo e a noite de ontem, informou a Associated Press. Há suspeita de incêndios criminosos em alguns desses focos, o que já resultou na prisão de várias pessoas. No entanto, as condições climáticas seguem favorecendo a proliferação do fogo, com o calor intenso, o ar seco e os ventos fortes.

 

ClimaInfo, 29 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.