BNDES prepara plano de reflorestamento da Amazônia e fala em zerar emissões do país

30 de agosto de 2023
BNDES
Fernando Frazão/Agência Brasil

Presidente do banco, Aloizio Mercadante, defende que Brasil desenvolva um projeto para recuperar 50 milhões de hectares na Amazônia e ser pago por serviços florestais.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, disse que o banco estuda um programa de incentivo ao reflorestamento de até 50 milhões de hectares da Amazônia. Ele sugeriu que o plano seja parte de uma “proposta ambiciosa” para que o Brasil seja o primeiro entre as grandes economias a zerar as emissões de gases do efeito estufa. O prazo e as condições do projeto, contou ele, ainda estão em estudo.

A proposta seria recuperar florestas com o plantio misto de árvores produtivas e nativas e viabilizada com recursos internacionais no pagamento de serviços florestais, explica a Folha. Segundo Mercadante, o programa poderia ser desenhado pela EMBRAPA e começar pelas terras devolutas, informa O Globo.

Com isso, ainda segundo o presidente do BNDES, o país conseguiria retirar 600 milhões de toneladas de carbono da atmosfera, relatam Estado de Minas e BNC Amazonas. “Vamos atingir não só a nossa meta, como contribuir decisivamente para o planeta como nenhum outro projeto com esse alcance”, ressaltou.

Para Mercadante, o Brasil deve trabalhar para ser o primeiro país do G20 – grupo das 20 maiores economias do mundo – a zerar as emissões de carbono, informam Valor, Agência Brasil, Brasil 247 e Diário de Pernambuco. Ele sugeriu que o grupo deve colocar “a efervescência da crise climática” no centro das discussões e defendeu que o governo brasileiro apresente proposta ambiciosa já na COP28, em novembro, e na próxima assembleia das Nações Unidas.

Mercadante falou no seminário “Thinking 20”, no Rio de Janeiro, na 3ª feira (29/8). O seminário debateu propostas para a agenda de trabalho das reuniões do G20 em 2024, ano em que o Brasil assume a presidência do grupo e será o anfitrião do encontro que vai acontecer em novembro, na capital Fluminense.

O economista norte-americano Jeffrey Sachs, professor da Universidade de Columbia, foi um dos convidados do “Thinking 20”. Sachs destacou a importância dos investimentos para a Amazônia e afirmou que os países ricos deveriam investir bilhões de dólares para ajudar o Brasil a salvar a floresta.

Em tempo: O diretor de concessões do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do Ministério do Meio Ambiente, Renato Rosenberg, disse que a meta do governo para concessão de recuperação de florestas é de 100 mil hectares nos próximos três anos. A União tem muito mais terras que foram desmatadas na região amazônica, mas o objetivo é começar por Parques e Florestas Nacionais, que não são alvo dos conhecidos problemas fundiários da região, para testar o modelo e depois expandir o programa, explica Rosenberg em entrevista ao Capital Reset.

 

ClimaInfo, 31 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar