União Europeia investiga “inundação” de carros elétricos chineses em seu mercado

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A Comissão Europeia quer averiguar “práticas desleais” da China que subsidiam a produção de carros elétricos mais baratos que aqueles produzidos no continente.

Em discurso ao Parlamento Europeu nesta 4ª feira (13/9), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou a abertura de uma investigação formal sobre a venda de carros elétricos fabricados na China. De acordo com a chefe da CE, subsídios do governo chinês estão barateando excessivamente os veículos exportados para a Europa, o que está prejudicando a indústria europeia de carros elétricos.

“Os mercados globais estão agora inundados com carros elétricos chineses mais baratos. E seu preço é mantido artificialmente baixo por enormes subsídios estatais. Isso está distorcendo nosso mercado”, disse von der Leyen. “Devemos nos defender contra práticas injustas [da indústria chinesa]”. 

A Comissão Europeia terá até 13 meses para avaliar se deve impor tarifas acima da taxa padrão de 10% para os automóveis elétricos chineses. A investigação antissubsídios também abrangerá empresas não-chinesas que produzem no país, como a Tesla, Renault e BMW.

Como a Reuters assinalou, o anúncio do inquérito formal foi incomum, já que a reclamação foi apresentada pela própria Comissão Europeia, e não como resposta a uma reclamação da indústria. Entidades setoriais da indústria europeia de carros elétricos saudaram o anúncio e defendem a imposição de restrições à importação de carros elétricos chineses.

A participação da China no mercado de elétricos na UE é de 8% atualmente e poderá atingir 15% em 2025. Os preços são o grande atrativo do carro chinês: em média, eles são 20% mais baratos do que aqueles fabricados na Europa.

Por outro lado, a investigação da Comissão Europeia pode encontrar montadoras do próprio continente beneficiadas pelos subsídios chineses à indústria de carros elétricos. A Bloomberg destacou o caso da Renault, que comercializa há vários anos o modelo Dacia Spring, fabricado na China, como o carro elétrico mais acessível da Europa, com preço a partir de 20,8 mil euros.

AFP, Bloomberg, CNBC, CNN, Financial Times, NY Times, POLITICO e Wall Street Journal, entre outros, repercutiram a informação.

 

ClimaInfo, 14 de setembro de 2023.

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