Mais de meio milhão de pessoas pedem o fim dos combustíveis fósseis ao redor do mundo

NY marcha antifóssil Climate Week 2023
Reprodução vídeo Democracy Nos

Uma série de ações coordenadas em mais de 50 países que fazem parte da campanha “Global Fight to End Fossil Fuels” pedem apoio dos países

Milhares de pessoas foram às ruas pedir o fim dos combustíveis fósseis nos dias 15, 16 e 17 de setembro. Mais de 700 ações foram realizadas em 60 países, reunindo aproximadamente 600 mil ativistas. Os eventos fazem parte da campanha internacional “Global Fight to End Fossil Fuels”, que demanda uma transição rápida e equitativa da exploração de petróleo, gás e carvão – os hidrocarbonetos causadores do aquecimento global.

A mobilização se juntou à Marcha Pelo Fim dos Combustíveis Fósseis, que ocorreu no último dia 17 em Nova Iorque, marcando o primeiro dia da Semana do Clima. Encabeçada por dezenas de entidades e coletivos, a caminhada terminou em frente à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), onde amanhã, 19.09, líderes políticos estarão reunidos para a Assembleia Geral da ONU.

Marcha Pelo Fim dos Combustíveis Fósseis nas ruas de Manhattan, Nova Iorque. Foto: Reprodução End Fossil Fuels.

Uma das principais demandas foi direcionado ao atual presidente dos Estados Unidos Joe Biden. A congressista Alexandria Ocasio-Cortez, presente na Marcha, criticou os novos empreendimentos estadunidenses de exploração de petróleo e gás, em especial o projeto Willow no Alasca.  

“Estamos todos aqui por uma razão: acabar com os combustíveis fósseis em todo o planeta, e a forma como criamos urgência é colocar pessoas de todo o mundo nas ruas. “Os Estados Unidos continuam a aprovar um número recorde de concessões de combustíveis fósseis e devemos enviar uma mensagem, aqui mesmo, hoje”, discursou Ocasio-Cortez.

Marcha Pelo Fim dos Combustíveis Fósseis nas ruas de Manhattan, Nova Iorque. Foto: Reprodução End Fossil Fuels

Ações pelo mundo

Países de todos os continentes aderiram a campanha Global Fight to End Fossil Fuels. Foram realizadas ações diversas em locais como Peru, Chile, Índia, Coréia do Sul, China, Canadá, Espanha, Paquistão, Filipinas, Quênia, Congo e Austrália.

No Brasil, no dia 18 de setembro, o coletivo Eco Pelo Clima impulsionou uma audiência pública, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, para evidenciar a crise climática no estado, que nas últimas semanas tem sofrido com eventos extremos. Com a ocorrência de ciclones e inundações, cidades gaúchas já somam dezenas de mortos e milhares de desabrigados.

Austrália

Coreia do Sul

Dinamarca

Espanha

Filipinas

França

Irlanda

Paquistão

Quênia

_____________

Por Bárbara Poerner, ClimaInfo

ClimaInfo, 19 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.