Governo estuda comprar energia solar para o programa Minha Casa Minha Vida

MCMV plantas solares
Divulgação

Ideia é substituir a instalação de placas solares nas residências do programa pela compra de energia solar de produtores, que seria fornecida para as casas.

O ministro das Cidades, Jader Filho, disse que o governo pretende enviar ao Congresso um projeto para comprar energia renovável para as residências do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Assim, em vez de instalar painéis solares nas residências do programa, a ideia é comprar energia solar de plantas centralizadas.

“Chegamos à conclusão de que era melhor fazer a compra da energia a partir das pessoas que produzem energia solar, das fazendas que hoje temos em diversos exemplos pelo país. Então, o mesmo valor que seria investido na aquisição dessas placas solares será feito para aquisição da energia a partir disso”, explicou o ministro.

Segundo Jader Filho, pela experiência nas edições anteriores do MCMV, os painéis solares acabavam sendo vendidos ou não tinham manutenção. Isso dificultava a continuidade da política pública, informa o g1.

Aprovada no Congresso Nacional no primeiro semestre, a lei que recriou o Minha Casa, Minha Vida previa a instalação dos paineis nos imóveis do programa, e indicava que distribuidoras de energia seriam obrigadas a comprar o excedente elétrico produzido pelas novas unidades. O trecho, no entanto, foi vetado por Lula depois de pressão do setor, sob a justificativa de que haveria impacto no setor elétrico e para os demais consumidores, lembra o Poder 360.

Jornal GGN, IG e O Tempo também noticiaram os planos do governo para energia solar no MCMV.

Em tempo: O Brasil bateu recorde de expansão de energia solar centralizada, de grandes projetos – ou seja, não considerando a micro e minigeração distribuída, como a feita em telhados. Entre janeiro e agosto, foram instalados 3 GW, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME). Em todo o ano passado, a potência solar total instalada no país foi de 2,5 GW, informam Agência Brasil, Terra e Canal Solar. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as usinas solares ultrapassaram 5% de participação na matriz elétrica brasileira, alcançando 10,4 GW instalados.

 

ClimaInfo, 22 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.