Atingidos por desastres ligados a chuvas em 2022 é o maior em dez anos

recorde vítimas desastres climáticos
Carlos Macedo / Folhapress

Dados da Defesa Civil mostram que quase 900.000 pessoas foram afetadas por registros de chuvas intensas, enxurradas, alagamentos, inundações e deslizamentos de terra em 2022.

O total de pessoas atingidas por desastres ligados a chuvas no Brasil e o número de ocorrências alcançaram em 2022 seu ápice em dez anos. É o que mostram dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), da Defesa Civil Nacional, alimentado por governos estaduais e municipais.

Foram 890.188 pessoas – considerando mortos, feridos, enfermos, desabrigados, desalojados e desaparecidos – número 150% maior que o registrado em 2012. Essas pessoas foram afetadas por 2.576 registros de chuvas intensas, enxurradas, alagamentos, inundações e movimentos de massa, como deslizamentos de terra – aumento de 402% sobre 2012, detalha a Folha.

A série histórica de ocorrências do S2iD começa em 1991, mas uma parte considerável dos dados é retroativa, considerando que o sistema só foi instituído em setembro de 2012. No ano seguinte, para reconhecimento em nível federal de uma situação de emergência ou estado de calamidade, o uso do S2iD se tornou obrigatório.

O próprio Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) só surgiu em julho de 2011, após a destruição e o enorme número de mortos por tempestades e deslizamentos na região Serrana do Rio de Janeiro.

De acordo com o cientista e professor da USP, Paulo Artaxo, o aumento na frequência de eventos extremos é a prova de que os efeitos do aquecimento do planeta já chegaram. “O que está previsto nos relatórios do IPCC (Painel Internacional para Mudanças Climáticas da ONU) é exatamente o que está acontecendo agora. Vemos na Líbia, no Rio Grande do Sul e na China, é um forte aumento da concentração das chuvas.”

Ainda não há informações consolidadas para 2023, mais um ano em que chuvas intensas destruíram cidades de vários estados, como o Rio Grande do Sul. Com 49 mortos, nove desaparecidos e milhares de desabrigados após as tempestades do início deste mês, o  Rio Grande do Sul voltou a ser castigado voltou a ser castigado por fortes chuvas nos últimos dias, enquanto uma onda de calor extremo incomum tomava conta da maior parte do Brasil.

Para piorar a situação, mais chuvas estão a caminho do território gaúcho, informam O Globo, Sul21 e Metrópoles. Além disso, um novo ciclone extratropical vai se formar no litoral do estado nesta 3ª feira (26/9), reforçando a instabilidade, relata o g1. Segundo a MetSul Meteorologia, a chuva deve afetar principalmente o leste e o norte gaúchos.

 

ClimaInfo, 26 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.