Fim da onda de calor vai provocar “gangorra” nas temperaturas

25 de setembro de 2023

Temperaturas seguirão altas até 4ª feira na maior parte do Brasil; chegada de frente fria deve causar queda abrupta na temperatura no Sudeste e Sul. 

Depois do fim de semana mais quente do ano, a maior parte do Brasil deve continuar com temperaturas máximas bem acima do normal até meados desta semana. O alerta de calor extremo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) abrange principalmente as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, onde os termômetros podem seguir na casa dos 40ºC em diversas localidades.

De acordo com o UOL, até a 4ª feira, ao menos nove capitais podem registrar recordes de temperatura para o ano de 2023 – Aracaju/SE (32ºC), Belo Horizonte/MG (38ºC), Brasília/DF (35ºC), Campo Grande/MS (39ºC), Cuiabá (43ºC), Goiânia/GO (39ºC), Palmas/TO (35ºC), São Luís/MA (34ºC) e Vitória/ES (37ºC).

A situação muda a partir de 5ª feira (28/9), ao menos no Sudeste, por conta da chegada de uma frente fria, potencializada pela formação de mais um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul. No entanto, a mudança será brusca: em São Paulo/SP, a máxima cai de 35ºC para 20ºC em um dia, com a possibilidade de pancadas de chuvas isoladas.

A queda acentuada nas temperaturas deve ocorrer também nos estados do Sul. Em Curitiba/PR, os termômetros que indicavam mais de 40ºC no último domingo não passarão dos 18ºC na 5ª feira. A temperatura máxima não deve passar dos 25ºC na maior parte dessa região no final da semana. Band, CNN Brasil, Globo Rural, Poder360 e O Globo repercutiram a persistência do calor e as mudanças esperadas para o final da semana.

Enquanto isso, a demanda maior por energia elétrica nessas semanas de calor deve puxar o consumo nacional em 5,8% no mês de setembro, de acordo com estimativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O aumento na demanda é generalizado em todo o país, mas é maior nos estados afetados pela onda de calor no Norte, Centro-Oeste e Sudeste. A informação foi destacada por Bandnews, Estadão, Poder360 e O Globo, entre outros.

Mesmo com o consumo elétrico em alta, o governo federal não deve ressuscitar o horário de verão neste ano. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o sistema elétrico está seguro e não precisará dessa medida para garantir o abastecimento de energia nos próximos meses. Os níveis de energia armazenada nos reservatórios devem se manter acima de 70% em setembro nas regiões Sul, Norte, Sudeste e Centro-Oeste. Agência Brasil, Correio Braziliense e g1 deram mais informações.

 

ClimaInfo, 26 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar