Ambientalistas de EUA e Brasil cobram alinhamento de Lula e Biden

Ricardo Stuckert | PR

Organizações da sociedade civil do Brasil e dos EUA se manifestam sobre o encontro entre os presidentes Lula e Biden sugerindo pontos de ação urgentes sobre meio ambiente, clima e direitos indígenas. 

Uma carta de organizações brasileiras ambientalistas, indígenas e do movimento negro foi enviada ao serviço diplomático dos dois países para que seja entregue aos presidentes. Um outro documento, com recomendações de ativistas climáticos dos EUA, foi divulgado também agora, enquanto o presidente Lula se encaminha para Washington. 

Entre os pontos em comum dessas cartas estão pedidos para que os Estados Unidos contribuam para o Fundo Amazônia e crie mecanismos que garantam que suas importações de produtos brasileiros não estão contaminadas com desmatamento. 

Ao Brasil, os ativistas brasileiros pedem também que o conjunto de projetos de leis para enfraquecer a legislação ambiental – o chamado “pacote da destruição” idealizado sob a liderança do governo anterior – seja rejeitado no parlamento. 

Por favor, leia aqui a carta de organizações brasileiras com recomendações aos dois presidentes. Uma tradução informal em inglês está disponível aqui

Por favor, leia na íntegra a carta de ambientalistas dos Estados Unidos com recomendação aos dois presidentes. 

 

ClimaInfo, 9 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.