Clima extremo: Porto Alegre tem o mês mais chuvoso em mais de 100 anos

chuvas históricas Porto Alegre
Giulian Serafim / PMPA

Com mais chuvas na capital gaúcha, a água do Lago Guaíba transbordou pelas comportas que haviam sido fechadas pela prefeitura para evitar alagamento da cidade.

Setembro de 2023 já é o mês mais chuvoso de Porto Alegre desde 1916, quando começaram as medições regulares. Os cálculos foram feitos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). E com mais chuvas atingindo várias regiões do estado e também da cidade na 4ª feira (27/9), o recorde certamente será superado até o final deste mês no próximo sábado.

Até a 3ª feira (26/9), o INMET havia registrado o acumulado de 413,8 mm de chuva em Porto Alegre. O número representa quase o triplo da média normal de precipitação na cidade para o mês de setembro, que é de aproximadamente 148 mm. O recorde foi destacado por diversos veículos, como CNN, g1, Climatempo, Metrópoles, Sul21 e GZH.

Na manhã de terça, o INMET emitiu um alerta vermelho para a região da capital gaúcha, indicando um “grande perigo”. De acordo com o instituto, o risco principal era colocado por chuvas em grande volume que poderiam fazer com que rios da região transbordassem e alagassem áreas urbanas, detalha o g1.

Na manhã de quarta, a água do Lago Guaíba, em Porto Alegre, começou a transbordar em alguns pontos. A água vazou pelas comportas que haviam sido fechadas pela prefeitura para evitar o alagamento da cidade, e funcionários da prefeitura colocaram sacos de areia para diminuir o fluxo de água, informa o g1.

A água atingiu a calçada em regiões como a praia de Ipanema e o Cais Mauá, um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre. De acordo com a Defesa Civil, por volta das 11h30 de ontem o nível do Guaíba estava em 3,17 metros – 17 centímetros acima da cota de inundação.

Já na 2ª feira (26/9), a formação de um novo ciclone extratropical provocou fortes chuvas, inundações e queda de granizo em várias áreas do Rio Grande do Sul, informam O Globo, Folha, Estadão, Carta Capital e R7. Uma pessoa morreu.

Ontem, os efeitos do fenômeno afetaram ao menos cinco municípios – Santa Maria, Dona Francisca, Canoas, Faxinal do Soturno e Estância Velha –, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil estadual.

Em tempo: Chegou a 50 o número oficial de mortos pelas tempestades provocadas por um ciclone extratropical que atingiu o norte do Rio Grande do Sul no início deste mês. Segundo o g1, a Defesa Civil gaúcha divulgou que o corpo encontrado no último domingo (24/9) em Roca Sales, no Vale do Taquari, é de um homem que desapareceu na enchente que atingiu a cidade. Com isso, o número de desaparecidos na lista da Polícia Civil caiu para oito, enquanto o total de óbitos aumentou de 49 para 50.

 

ClimaInfo, 28 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.