Mais de 14 milhões de hectares de soja na Amazônia e no Cerrado têm indícios de irregularidade ambiental

27 de setembro de 2023
soja Amazônia Cerrado
ICV / Trase

Levantamento indica que cerca de 16% da área ocupada por soja na Amazônia e no Cerrado está em fazendas com fortes indícios de irregularidades ambientais.

Uma análise feita pelo Instituto Centro de Vida (ICV) e a Trase mostrou que uma parcela substancial da área ocupada por cultivos de soja na Amazônia e no Cerrado é composta por propriedades rurais em desconformidade potencial com o Código Florestal. Segundo o estudo, a soma das áreas com indícios de irregularidades ambientais chega a cerca de 14 milhões de hectares.

O estudo mapeou 19 milhões de hectares de áreas de soja na Amazônia e no Cerrado, dos quais 58% apresentavam alguma evidência de irregularidade e outros 16%, que equivalem a 3 milhões de hectares, com evidências muito fortes de não conformidade com o Código Florestal.

Esse quadro evidencia os problemas que os produtores de soja no Brasil poderão enfrentar a partir de janeiro, quando entram em vigor as restrições da União Europeia à importação de commodities associadas ao desmatamento. Só o bloco europeu comprou cerca de 7,7 milhões de toneladas de soja originados de propriedades agrícolas com desmatamento não autorizado em 2020, o que corresponde a 13% da soja produzida nessas lavouras.

Outro problema apontado pela análise é a falta de transparência nas informações sobre conformidade ambiental nos Estados. Os pesquisadores identificaram uma variação significativa no grau de detalhamento dessas informações, o que dificulta o acompanhamento e a validação da conformidade ambiental da propriedade.

“Não sei como as próprias empresas vão conseguir comprovar sem ter que pedir informação para cada fornecedor, um a um. Esse é um ponto crítico”, destacou André Vasconcelos, da Trase, à Folha. “Isso vai impactar ou pode impactar as exportações da soja do Brasil para a União Europeia. E a China está mandando sinais claros de que está começando a olhar para essa questão”.

O Globo Rural também abordou o estudo.

 

ClimaInfo, 28 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar