Geleiras suíças perdem 10% de seu volume em apenas dois anos

1 de outubro de 2023

Derretimento foi de 6% em 2022 e próximo de 4% em 2023, os dois anos com maiores perdas de volume desde o início dos registros.

Do início de 2022 até setembro de 2023 as geleiras da Suíça perderam cerca de 10% do seu volume. A perda equivale à redução registrada num período de 30 anos, de 1960 a 1990, mostra um levantamento da Comissão Criosférica da Swiss Academy of Sciences (SCNAT) e da Glacier Monitoring Switzerland (GLAMOS), que avaliam a situação como “catastrófica”.

A falta de neve no inverno e as temperaturas extremas registradas no verão foram um duro golpe para essas importantes massas de gelo, alertou a SCNAT. O derretimento foi de 6% em 2022 e maior do que os 4% em 2023, os dois anos com as maiores perdas de volume desde o início dos registros, informa a Folha.

“Este ano foi muito problemático para as geleiras porque havia pouca neve no inverno e o verão foi muito quente. A combinação desses dois fatores é o pior que pode acontecer às geleiras”, disse Matthias Huss, que lidera o GLAMOS.

No sul e no leste suíços, a taxa de derretimento em 2023 quase igualou a taxa recorde de 2022. Foi registrado um degelo médio de 3 metros em altitudes superiores a 3.200 metros – muito mais do que o registrado no verão excepcionalmente quente de 2003. Nessa altitude, as geleiras estavam em equilíbrio até recentemente, relata o DW.

Mais de metade dos glaciares dos Alpes situam-se na Suíça. As temperaturas no país estão aumentando cerca do dobro da média global, devido às mudanças climáticas, lembra a Reuters. “Se continuarmos no ritmo dos últimos anos, todo ano será ruim. Vimos mudanças tão fortes no clima nos últimos anos que é totalmente possível imaginar este país sem geleiras”, prevê Huss.

Guardian, CNN, Euronews e AP também noticiaram o degelo recorde das geleiras suíças.

 

ClimaInfo, 2 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar