“O dia depois de amanhã”: Nova York submersa após tempestade anormal

enchentes Nova York
reprodução vídeo independent.co.uk

Chuva repentina causou inundações-relâmpago em diversas partes de Nova York na última 6ª feira (29/9) e fechou o setembro mais chuvoso da história da metrópole. 

Os nova-iorquinos foram surpreendidos com uma forte tempestade que alagou parte da ilha de Manhattan, inundou ruas e provocou o fechamento de estações de metrô. De acordo com as autoridades locais, a precipitação acumulada chegou a 170 milímetros em partes do Brooklyn, com alguns pontos registrando a queda de 60 mm de chuva em uma única hora.

A meteorologia não previu a ocorrência de uma tempestade desse tipo, algo fora de época no começo de outono em Nova York. Por conta da intensidade da chuva, o governo do estado de Nova York declarou estado de emergência em uma área que abrangia cerca de 8,5 milhões de pessoas.

Muitos motoristas foram surpreendidos com a rapidez das enchentes, que tomaram túneis e vias em áreas mais baixas muito rapidamente. Bombeiros correram para resgatar dezenas de pessoas que se viram repentinamente ilhadas dentro de seus veículos. Por sorte, não houve registro de mortes.

A chuva repentina aconteceu em decorrência do encontro de um sistema de tempestade que deveria ter permanecido em alto-mar, ao sul de NY, mas que se movimentou atipicamente em direção ao norte, se encontrando com um sistema de baixa pressão vindo do oeste. “Para onde eles convergiram foi onde ocorreram as fortes chuvas”, explicou David Stark, meteorologista da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos EUA, ao NY Times

A tempestade fechou o mês de setembro que entrou para a história de Nova York como o mais chuvoso em mais de um século. No mês passado, a metrópole norte-americana recebeu 354 mm de precipitação, o maior índice desde 1882, quando a cidade registrou 428 mm.

“Eu quero enfatizar o quão sério foi esse acontecimento. Sabemos que isso é resultado das mudanças climáticas. Infelizmente, isso é o que temos que esperar com o novo normal”, disse a governadora de NY, Kathy Hochul. Já Janno Lieber, chefe da Autoridade Metropolitana de Transportes, destacou o desafio da adaptação climática à rede pública de transportes. “O sistema foi projetado há muito tempo para uma precipitação de 1,75 polegadas [cerca de 44 mm] por hora, e estamos obtendo consistentemente mais do que isso, então precisamos de fluxo adicional”.

Diversos veículos repercutiram os efeitos da forte chuva que atingiu NY, como Associated Press, BBC, Bloomberg, CBS News, CNN, Guardian, Independent, Reuters, Wall Street Journal e Washington Post.

 

ClimaInfo, 2 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.