Brasil registra menor fornecimento de eletricidade fóssil em fevereiro desde 2011

Freepik

Uma análise divulgada hoje (18) indica novo recorde positivo do setor elétrico brasileiro: graças às renováveis, o Brasil teve o menor fornecimento de eletricidade fóssil para um mês de fevereiro desde 2011. Em fevereiro de 2023, apenas 5,4% da eletricidade do Brasil veio de fontes fósseis – era cerca de 10% em 2022.

O dado foi revelado pelo think tank britânico Ember, que tem acompanhado com atenção o setor elétrico brasileiro. 

Renováveis fornecem energia em nível recorde no Brasil em fevereiro

Novos dados do think tank de energia Ember revelam que os combustíveis fósseis geraram menos de 5% da eletricidade do Brasil em fevereiro, pela primeira vez em uma década. No primeiro trimestre de 2023, os combustíveis fósseis geraram 5,4% da eletricidade do Brasil, em comparação com 10% no mesmo período de 2022. Esse recorde foi impulsionado pelo forte crescimento de longo prazo da energia eólica e solar e pela recente melhoria no desempenho da hidroeletricidade.

Como resultado do declínio dos combustíveis fósseis, as emissões do setor de energia do Brasil caíram 29% (-3,7 milhões de toneladas de CO2) no 1º trimestre de 2023 em comparação com o 1º trimestre de 2022, apesar do crescimento geral da geração de 4 terawatts-hora no mesmo período. As boas condições de hidreletricidade permitiram a atual baixa no uso de fósseis, com a geração hidrelétrica atingindo um recorde histórico de 125 TWh no 1º trimestre de 2023; 3,4% (+5 TWh) a mais do que no 1º trimestre de 2022.

Entretanto, essas boas condições não refletem a tendência dos últimos anos. A frota hidrelétrica teve um desempenho reduzido na última década, com o fator de capacidade anual caindo de um máximo de 59% em 2011 para um mínimo de 38% em 2021. Como resultado, apesar de um aumento de capacidade de mais de 30%, a geração hidrelétrica não cresceu nada desde 2011. Em contrapartida, a demanda de eletricidade do Brasil cresceu de forma consistente, aumentando em quase 25% desde 2011. 

“O governo do ex-presidente e seu posto Ipiranga acionaram todas as hidrelétricas para além da margem de segurança histórica, na esperança de mitigar o uso de fósseis e segurar as tarifas de elétricas e, por tabela, a inflação. O resultado foi que entramos 2021 com os reservatórios deplecionados e as comportas abertas., explica Shigueo Watanabe Jr., analista sênior do ClimaInfo. 

“As chuvas daquele verão foram as menores em quase 100 anos e, sem água, o Operador Nacional do Sistema teve que ligar todas as térmicas fósseis independente do custo. Em 2021, as hidrelétricas supriram pouco mais de 60% da demanda enquanto as fósseis geraram 22%, a maior participação desde 2015”, diz Watanabe. 

Nesse cenário, diz a análise da Ember, as energias eólica e solar socorreram o setor elétrico e permitiram a redução da energia fóssil, atendendo a 73% do crescimento da demanda desde 2011. A geração eólica cresceu 36% ao ano desde 2011, e a solar, 26%. Juntas, a geração eólica e a geração solar de serviços públicos aumentaram 36% somente do primeiro trimestre de 2022 a 2023. O Brasil continua a instalar energia solar rapidamente, importando pelo menos 5 GW de painéis solares somente no primeiro trimestre de 2023.

“O Brasil não pode depender de boas condições hidrelétricas para atender de forma confiável à crescente demanda e reduzir as emissões do setor de energia”, disse Matt Ewen, analista de dados da Ember. “Com a chegada do El Niño e os padrões climáticos alterados devido às mudanças climáticas, a maneira mais barata e confiável de fornecer uma fonte de energia segura e reduzir as emissões é construir mais energia eólica e solar.” 

“Como vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste, vamos trabalhar para seguir avançando na transição energética do Brasil, com a ampliação do uso das fontes renováveis, envolvendo nesta pauta atores políticos, governamentais, empresariais e sociais”, disse o deputado Federal Pedro Campos (PSB-PE), que também é coordenador do Grupo de Trabalho de Energias Renováveis e Biocombustíveis da Frente Parlamentar Ambientalista. 

“O Nordeste será protagonista desse novo momento do Brasil. Nossa luta será para que isto aconteça incluindo o povo nordestino e distribuindo renda”, continua o deputado. 

Para a coordenadora do Plano Nordeste Potência, Cristina Amorim, o Brasil tem dado passos importantes para garantir energia elétrica firme e crescente com bases renováveis.Os dados demonstram o papel central das fontes solar e eólica nesse quadro. O próximo desafio é crescer essa produção elétrica de baixo carbono, reduzindo a pobreza energética que ainda assola partes do país, respeitando comunidades e populações tradicionais e contribuindo para o controle das mudanças climáticas enquanto promovemos desenvolvimento e inclusão social”, diz Amorim. 

“Existem muitas oportunidades: a energia eólica se integra prontamente ao sistema brasileiro, com excelente complementaridade sazonal, proporcionando geração na estação mais seca”, avalia Ewen. “Existe um grande potencial para que a energia solar flutuante forneça energia barata e preserve as reservas hidrelétricas em anos secos, enquanto um setor eólico offshore incipiente poderia ser mais priorizado.”

Notas para o Editor:

A análise está publicada neste link

Pedidos de entrevistas devem ser enviados para Hannah Broadbent (Head of Communications, Ember).

Sobre a Ember

A Ember é um think tank de energia independente e sem fins lucrativos que tem como objetivo mudar o mundo para a eletricidade limpa usando dados. Ela reúne, faz curadoria e analisa dados sobre o setor de energia global e seu impacto sobre o clima. Ela usa insights orientados por dados para mudar a conversa para políticas de alto impacto e capacitar outros defensores a fazer o mesmo. ember-climate.org

__________

ClimaInfo, 18 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.