Pequeno Guia IPCC AR6 – Relatório de Síntese

Freepik

O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU), o órgão de ciência climática com a maior autoridade no mundo, encerrará seu Sexto Ciclo de Avaliação (AR6) – que tem sido altamente impactante – ao apresentar nesta segunda-feira (20) seu Relatório de Síntese (SYR) às 14:00 CET, o equivalente às 10h do Horário de Brasília. 

O relatório e o pacote de imprensa estão disponíveis sob embargo para a mídia registrada. O IPCC realizará entrevistas com seus autores amanhã (20) e na terça-feira (21) – saiba como reservar entrevistas aqui

Entre as principais conclusões do AR6 que o relatório ressalta está a constatação de que os impactos da mudança climática atingem as sociedades humanas mais duramente em temperaturas mais baixas do que o conhecimento anterior estimava. Isso torna vital que os governos persigam a ambiciosa meta de 1,5C do Acordo de Paris. O SPM contém novas informações sobre metas de redução de emissões a curto prazo, definido por este relatório como sendo 2040 ou antes

Esta é a última vez que o mundo ouvirá o IPCC durante vários anos, já que é improvável que o Painel aprove novos relatórios até bem perto de 2030. É com base nestas informações que os tomadores de decisão precisarão agir nesta década essencial para frear a crise do clima.

Segue um pequeno guia para as principais conclusões do relatório, com algumas citações adicionais de porta-vozes especialistas em política climática. 

Recursos adicionais para cobertura:

  • A Coletiva de Lançamento do Relatório de Síntese será nesta segunda-feira (20), às 10:00 do Horário de Brasília / 14:00 CET, com transmissão no Youtube
  • Coletiva “Relatório Síntese do IPCC e os desafios para o Brasil”; 20/3, às 12h 
    • Quem: 
      • Mercedes Bustamante, revisora do Relatório de Síntese do AR6 do IPCC, presidente da Capes e professora da Universidade de Brasília;
      • Moacyr Araújo, Vice-reitor da UFPE, coordenador da Rede Clima;
      • Moderação: Paulo Artaxo, professor da USP e Coordenador do Programa Mudanças Climáticas da Fapesp; 
      • às 13:00 (a confirmar) Ana Toni, Secretária Nacional de Mudança Climática do MMA.
    • Onde: Zoom. Inscreva-se antecipadamente para esta reunião clicando aqui. Após a inscrição, você receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar na reunião.
  • Stela Herschmann, especialista de Política Climática do Observatório do Clima, foi observadora desta negociação em Interlaken (Suíça) e está disponível para comentários sobre o Relatório de Síntese: via Solange Barreira: +55 11 98108-7272. 
  • O Relatório de Síntese tem poucos autores e eles estão bastante desgastados. Aqui está uma lista com porta-vozes no exterior que podem dar um comentário informado caso você tenha dificuldade em conseguir ouvir um cientista autor deste relatório. 

 

ClimaInfo, 19 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.