Com calor e queimadas, ar de Manaus se torna quase irrespirável

fumaça de queimadas Manaus
Reprodução g1 Amazonas / William Duarte/Rede Amazônica

Encoberta pela fumaça de incêndios florestais, cidade registrou uma das piores qualidades do ar do mundo na 4ª feira. Chuva aliviou, mas não resolveu problema.

Após semanas de calor intenso e três dias consecutivos totalmente encoberta pela fumaça de incêndios em sua grande maioria criminosos, a capital do Amazonas, Manaus, sentiu um alívio nas temperaturas e na poluição do ar devido a uma forte chuva na madrugada de sábado (14/10). Mesmo assim, o cenário cinzento ainda modificava a paisagem da cidade, e a qualidade do ar em alguns bairros preocupava a população.

Na 4ª feira (11/10), a capital amazonense ficou entre as cidades com pior qualidade do ar no mundo, destaca o g1. A plataforma Selva, que monitora os níveis de poluição do ar em Manaus, mostrou que a qualidade do ar estava péssima em várias áreas urbanas. A poluição chegou a ultrapassar os limites da escala que mede os níveis de partículas por metro cúbico. Numa escala de 0 a 160 µg/m3, Manaus chegou a atingir 499 µg/m3, entre 8h e 9h de 4ª feira, sendo que a diretriz da Organização Mundial da Saúde para a concentração de material particulado na atmosfera é de, no máximo, 50 µg/m3 para um período de 24 horas.

Os dados da Selva, que possui 17 sensores em Manaus, são usados pela World Air Quality Index, outra plataforma que mostra os níveis de poluição no mundo. Foi por isso que os índices colocaram a capital do Amazonas entre as piores cidades do planeta em poluição do ar.

O ar quase irrespirável aumentou a incidência de problemas respiratórios na população manauara. Segundo a Folha, a Secretaria de Saúde de Manaus registrou aumento em atendimentos por causas respiratórias feitos pelo SAMU. As pessoas relatavam dificuldade para respirar, por causa da fumaça densa que cobria a cidade.

A fumaça tóxica provocou a revolta do repórter Lucas Conrado, da TV Onda Digital. Enquanto fazia a cobertura ao vivo para o “Programa da Tarde”, o jornalista protestou por conta da dificuldade de respirar, relatam Correio Braziliense e f5.

“Está perigoso respirar aqui na capital amazonense. Segundo as informações de um site norte-americano que mede a qualidade do ar, Manaus está entre os três piores locais do mundo para se respirar. Não é nem insalubre, está perigoso respirar aqui na capital amazonense por conta dessa densa fumaça”, explicou.

Moradores reclamaram nas redes sociais do desconforto provocado pelas queimadas, usando a hashtag #ManausQuerRespirar, lembra O Globo. A densa fumaça ainda fez com que a visibilidade no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes chegasse a apenas um quilômetro na manhã de 6ª feira (13/10).

O ar extremamente poluído ainda adiou para dezembro a Maratona Internacional de Manaus, que estava marcada para domingo (15/10) e fazia parte da programação de comemoração do aniversário da cidade, de acordo com o g1. Segundo o prefeito David Almeida, o adiamento foi decidido para garantir a segurança dos corredores.

Durante os três dias do fumaceiro, uma nuvem cinzenta cobriu de prédios a pontos turísticos da cidade, como o Teatro Amazonas e a Ponte Rio Negro. Mas, apesar da fumaça ter se dissipado um pouco no sábado, bairros da Zona Oeste de Manaus seguiam com a qualidade do ar péssima, segundo informações da plataforma Selva destacadas pelo g1.

O ar irrespirável de Manaus por causa das queimadas foi destaque também nos Poder 360, Folha de Pernambuco, g1, Veja, Carta Capital e UOL.

 

ClimaInfo, 16 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.