IPCC AR6 – RELATÓRIO DE SÍNTESE e COLETIVA

Matthew Tenbruggencate | Unsplash

O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU), o órgão de ciência climática com a maior autoridade no mundo, encerrou seu Sexto Ciclo de Avaliação (AR6) – que tem sido altamente impactante – ao apresentar nesta segunda-feira (20) seu Relatório de Síntese (SYR). 

 Esta é a última vez que o mundo ouvirá o IPCC durante vários anos, já que é improvável que o Painel aprove novos relatórios até bem perto de 2030. É com base nestas informações que os tomadores de decisão precisarão agir nesta década essencial para frear a crise do clima.

 O relatório pode ser lido neste link. O IPCC realizará entrevistas com seus autores até amanhã (21) – saiba como reservar entrevistas aquiStela Herschmann, especialista de Política Climática do Observatório do Clima, foi observadora desta negociação em Interlaken (Suíça) e está disponível para comentários: via Solange Barreira: +55 11 98108-7272. 

 Tenho um pequeno guia para as principais conclusões do relatório, com algumas citações adicionais de porta-vozes especialistas em política climática.

Se você perdeu a coletiva brasileira para este lançamento, feita pelo ClimaInfo em parceria com o Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), assista aqui

 

ClimaInfo, 20 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.