Projeto de cosméticos sustentáveis assegura renda a comunidades na Amazônia

14 de dezembro de 2024
    Mongabay Brasil

Inovação, na Amazônia, começa quando, envolve quem e responde a quê?

Pode ser a quebra da casca do tucumã (Astrocaryum vulgare), fruto de uma palmeira de caule espinhoso, comum no nordeste do Pará. No passado, era feita com martelinho, horas de trabalho sobretudo feminino, de quem também cuidava da casa e dos filhos, à espera do marido, agricultor extrativista.

Acontece que o tal fruto, aberto, revela um tesouro natural para a saúde do rosto e do corpo, por exemplo. Foi por isso que consultores da cidade apareceram para criar um maquinário que facilitasse a quebra – logo rejeitado pela comunidade por não ser prático nem eficiente. Entraram então em cena lideranças locais, que aplicaram o conhecimento adquirido na lide com o tucumã. E aí…

…. Foi um tal de virar a máquina pelo avesso, modificando a posição das pás e alterando polias e roldanas até dar a força exata de impacto, otimizada pela instalação de energia elétrica (antes, era movida a pedal). Fazia-se necessário abrir a casca, dura feito rocha, sem prejudicar em demasia a polpa da amêndoa ou semente (laranja, de onde se extrai óleo) e a massa interna (branca, da qual se faz manteiga vegetal).

O resultado pode ser exibido em toneladas: das oito por mês, produzidas com o martelinho pela família extrativista, hoje contam-se oito por dia, graças à máquina aperfeiçoada. “O fruto deixou de ser entregue in natura para chegar às mãos do cliente pré-beneficiado, sinal de autossuficiência e empoderamento da comunidade”, salienta Diana Gradissimo, pesquisadora-sênior da Symrise, um dos maiores produtores de matérias-primas para fragrâncias e sabores do mundo.

“No Brasil, a GIZ atua há mais de 60 anos e conta com o Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento alemão como principal financiador de projetos”, informa Thais Penna Vasconcelos, assessora técnica. “A ideia é encontrar propostas sustentáveis que respeitem a biodiversidade, melhorem o cotidiano das populações envolvidas e atraiam a participação de empresas alemãs.”

Leia a matéria completa

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Desafios e soluções

Aqui você terá acesso a conteúdo que permitirão compreender as consequências das mudanças climáticas, sob os pontos de vista econômico, político e social, e aprenderá mais sobre quais são os diferentes desafios e as possíveis soluções para a crise climática.
15 Aulas — 7h Total
Iniciar