Clima extremo: México fica em alerta com chegada de tempestades

clima extremo México
NOAA

Lidia se transformou em furacão ao se aproximar do centro-oeste do México, com fortes ventos e chuvas ameaçando inundar grandes extensões da costa do Pacífico.

A tempestade Lidia se transformou num furacão de categoria 3 ao se aproximar de Puerto Vallarta, na costa do Pacífico do México, na 3ª feira (10/10). A expectativa era que a tormenta passasse por uma faixa de terra ao redor de Cabo Corrientes antes de atingir a baía onde está a cidade, o que poderia amortecer um pouco seus efeitos.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos disse que os ventos de Lidia aumentaram para cerca de 185 km/h, horas antes de atingirem a costa. Na manhã de 3ª feira, Lidia estava a 260 km a sudoeste de Puerto Vallarta e se movia a cerca de 24 km/h. O centro alertou sobre possíveis inundações repentinas e tempestades. Por isso, autoridades cancelaram aulas em comunidades próximas da costa, informa a AP.

O NHC destacou condições meteorológicas de furacões desde o sul do estado de Jalisco até as Ilhas Marias, na costa de Nayarit, e condições de tempestades tropicais que se estendem ao norte até Mazatlan e ao sul até Manzanillo. O furacão deve trazer até 30,5 cm de chuva até esta 4ª feira (11/10) em Nayarit, Jalisco e no sul de Sinaloa, relata a Reuters.

O impacto de Lidia ocorre um dia após a tempestade tropical Max atingir a costa sul do Pacífico mexicano, a centenas de quilômetros, e depois se dissipou. As chuvas de Max destruíram parte de uma rodovia costeira no estado de Guerrero, no sul do México.

Bloomberg, New York Times, Fox Weather, ABC, Newsweek e AP noticiaram o avanço de Lidia sobre o território mexicano.

 

ClimaInfo, 11 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.