Lula vai à França negociar novo pacto de investimento em clima e desenvolvimento

Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula vai à França na semana que vem em mais um movimento de fortalecimento da pauta climática dentro da agenda diplomática brasileira. Desta vez, clima e combate à pobreza – outro tema prioritário do governo – se unem de maneira explícita. 

A Cúpula de Paris para um novo pacto de financiamento, que deve receber ao menos 21 líderes globais, buscará especificamente definir estratégias para canalizar recursos financeiros para a ação climática, com foco renovado nas necessidades dos países pobres e de renda média. 

Como as negociações pré-COP28 na Alemanha encerradas ontem (15) deixaram claro, o financiamento climático está no topo da agenda diplomática. Nesse contexto, reformas do sistema financeiro global tendem a ser o assunto inevitável –  não só das negociações climáticas daqui para a frente, como também nos principais fóruns econômicos, como o G20. 

Segundo documento da ONU publicado em maio, “A arquitetura financeira internacional, criada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, está passando por um teste de estresse de proporções históricas – e está sendo reprovada. Projetada por e para os países industrializados do período pós-guerra, em uma época em que nem os riscos climáticos nem as desigualdades sociais, incluindo a desigualdade de gênero, eram considerados desafios de desenvolvimento preeminentes, a arquitetura financeira internacional já apresentava deficiências estruturais no momento de sua concepção.”

A realização da cúpula para um novo pacto financeiro é um movimento da diplomacia francesa para se firmar como um ator central desse processo. E o apoio de países de economias emergentes como o Brasil é essencial para dar legitimidade a este pleito para lá de ambicioso. 

O ClimaInfo oferece alguns materiais que podem apoiar sua cobertura sobre a Cúpula e sobre o que há de mais quente na relação Dinheiro-Clima:

  • Neste briefing você pode entender o que é a Cúpula de Paris e porque ela pode ajudar a unir a defesa do clima e o combate à pobreza; 
  • Entre as propostas mais maduras e influentes está a Agenda de Bridgetown, liderada pela primeira-ministra de Barbados, Mia Amor Mottley, e concebida em grande parte por seu enviado especial Avinash Persaud
  • Joseph Stiglitz, Jayati Ghosh, Laurence Tubiana e cerca de outros 70 economistas influentes escreveram para o Le Monde pedindo um imposto global sobre as transações do mercado de ações para financiar a luta contra a pobreza e o aquecimento global – a Cúpula seria a oportunidade ideal para apresentar a proposta, dizem. 
  • O site Devex já oferece um primeiro spoiler do que a declaração da Cúpula pode parecer. 
  • E aqui está uma lista de porta-vozes que podem abordar temas específicos da reforma financeira necessária para apoiar a ação climática e que estarão envolvidos com a Cúpula. 

As assessoras Maher Hassan (gsccnetwork.org) e Denise Puca (gsccnetwork.org) têm experiência no acompanhamento desta agenda e ficarão felizes em apoiar sua cobertura sobre a Cúpula.

 

ClimaInfo, 16 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.