Enquanto Centro-Oeste sofre com forte calor, chuvas se intensificam no Sul

calor extremo Centro-Oeste
INMET

Enquanto Sul tem frio e chuva, com temporais no norte gaúcho, Centro-Oeste recebe a influência da onda de calor que atinge todo o centro-norte brasileiro.

A onda de calor que tomou conta de boa parte do Centro-Oeste na semana não somente deve continuar como pode atingir seu pico, segundo o Instituto de Meteorologia Nacional (INMET). Já para o Sul, o INMET previa tempestades para o interior da região, bem como chuvas intensas no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e Espírito Santo, além de pancadas isoladas em São Paulo.

Na 4ª feira (18/10), Cuiabá registrou sua temperatura mais alta, de 42°C, pela segunda vez no ano. A capital matogrossense pode ter máxima de 43°C a partir desta 6ª feira, de acordo com os dados do INMET. A temperatura em alguns pontos do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul deve ficar entre 43°C e 45°C, mas podem ser observadas máximas isoladas superiores, extraordinariamente altas e que podem fazer história, reforça o MetSul.

Segundo O Globo, a onda de calor também deverá atingir o leste de Rondônia, o sudeste do Pará e o sul do Tocantins, na Região Norte.

No Sul, que há quase dois meses vem sendo castigado por tempestades, a concentração de chuvas estava prevista para o no norte do Rio Grande do Sul, mas de forma mais isolada, informa o g1. Santa Catarina e Paraná vêm de dias muito chuvosos, mas a previsão era de certo alívio nas precipitações.

Em Santa Catarina, seis pessoas morreram e mais de 150 cidades registraram estragos por conta das chuvas desde o início de outubro, lembra o g1. Xanxerê, no oeste catarinense, amanheceu na 5ª feira (19/10) com diversas ruas alagadas, após o rio que corta a cidade transbordar por conta da chuva volumosa. Estragos também foram registrados em São Carlos e Passos Maia.

A variabilidade climática no Brasil também foi repercutida por MetSul, CNN, Band, Rádio Itatiaia, MetSul, Correio do Povo e g1.

 

ClimaInfo, 20 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.