Derretimento do gelo na Antártica Ocidental já é “inevitável”, mostra estudo

Antártica degelo
Andrew Tang / Unsplash

Rápido degelo pode agora ser inevitável à medida que o aquecimento global acelera, com implicações devastadoras para o nível do mar.

Mesmo que o mundo cumpra metas ambiciosas para limitar o aquecimento global, a Antártica Ocidental sofrerá com o aquecimento substancial dos oceanos. Isso torna o derretimento da plataforma de gelo da região praticamente inevitável. E isso pode elevar o mar em níveis catastróficos, mostra um novo estudo publicado na Nature Climate Change.

“Parece que podemos ter perdido o controle do derretimento da plataforma de gelo da Antártica Ocidental ao longo deste século”, disse uma das pesquisadoras, Kaitlin A. Naughten, cientista oceânica do British Antartic Survey. “Isso muito provavelmente significa um aumento do nível do mar que não podemos evitar”, completou ela, em fala destacada pelo New York Times.

A camada de gelo do oeste da Antártica empurraria os oceanos para cima em 5 metros se fosse completamente perdida, ressalta o Guardian. Estudos anteriores sugeriram que ela está condenada ao colapso ao longo dos séculos. Entretanto, a nova pesquisa mostra que mesmo cortes drásticos nas emissões nas próximas décadas não irão abrandar o degelo.

As plataformas de gelo são “línguas de gelo” que se projetam para o oceano no final das geleiras. Elas ajudam a reter o gelo na terra, retardando seu fluxo para o mar e fornecendo uma defesa importante contra o aumento do nível da água. À medida que as plataformas derretem, ficam mais finas e perdem sua capacidade de sustentação, explica a CNN.

A pesquisa analisou o processo de derretimento das águas oceânicas na parte inferior das plataformas de gelo flutuantes no Mar de Amundsen, na Antártica Ocidental. Mesmo na melhor das hipóteses, o aquecimento dos oceanos foi cerca de três vezes mais rápido no século 21 do que no século 20, reforça o Science Alert.

O derretimento das plataformas de gelo na Antártica foi destacado também por BBC, DW, The Conversation, Washington Post, phys.org, Reuters, NBCNew Scientist, ABC, USA Today, The Guardian, earth.com, Independent e Newsweek.

 

ClimaInfo, 25 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.