Fumaça de queimadas continua castigando Manaus 

Arquivo pessoal/Antônia Martins

Nuvem de fumaça que atinge Manaus completou uma semana e se tornou mais densa no sábado, fazendo a qualidade do ar na cidade ficar péssima.

Além da seca extrema, a fumaça de queimadas criminosas tem atordoado a vida das pessoas no Amazonas. A capital do estado, Manaus, sofre com uma nova nuvem de fuligem há uma semana, o que afeta o cotidiano e a saúde dos manauaras. É a segunda nuvem de fumaça a atingir a cidade em um mês.

A “onda” de fumaça que atinge Manaus se tornou mais densa durante a madrugada e a manhã de sábado (4/11), mostram imagens do g1. A qualidade do ar era considerada péssima, destacam Em Tempo e Metrópoles.

Segundo o AM1, no início da manhã de sábado Manaus registrou o maior pico de poluição do ar do ano. Por volta das 6h30, o índice ultrapassava 555 de concentração de Partículas Inaláveis Finas (MP2) segundo o “Selva”, sistema de monitoramento do ar da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O infectologista Nelson Barbosa alertou sobre os riscos de exposição à fumaça. Além de recomendar que as pessoas não saíssem de casa, o especialista destacou que é preciso ter atenção com os grupos de risco, principalmente crianças, idosos e gestantes, explica o g1.

Enquanto a população sofre, as autoridades seguem no “jogo de empurra” sobre a origem da fumaça. Segundo o g1, o governo do Amazonas disse que a fumaça que encobriu Manaus vem em grande parte do Pará. A informação também é destacada pelo Portal Marcos Santos, que menciona imagens de satélite do INPE.

Em setembro, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) do Amazonas disse que a fumaça em Manaus era proveniente de focos de calor e queimadas na capital e em outras cidades da Região Metropolitana. A Prefeitura de Manaus negou que as queimadas fossem na cidade e acusou os municípios do entorno. Em outubro, o IBAMA disse que a fumaça vinha dos municípios Careiro e Autazes, sendo causada por agropecuaristas, informa o g1.

O De Olho nos Ruralistas – Observatório do Agronegócio no Brasil identificou fazendeiros que estão promovendo queimadas e cobrindo Manaus de fumaça, destaca a Mídia Ninja. O observatório identificou a concentração dos primeiros focos de incêndio em um grupo de fazendas no entorno das Terras Indígenas Murutinga/Tracajá, Cuia, Iguapenu e Recreio/São Félix, que são habitadas pelo Povo Mura. E destaca uma propriedade de André Maia dos Santos, um dos principais criadores de búfalos da região de Autazes.

Além da fumaça sufocante, as queimadas também prolongam a estiagem extrema que atinge a Amazônia e intensificam o déficit de chuva, destaca o Brasil de Fato. “Muitas vezes vem uma massa de umidade, mas a fumaça não deixa que a nuvem evolua na sua dinâmica normal para que possa chover. Aí não tem previsão de chuva onde está queimado. Se as autoridades não conseguirem coibir, vai continuar queimando e emitindo fumaça. É uma manutenção do período de seca. É grave a situação”, explicou a pesquisadora Karla Longo, responsável pelo monitoramento de queimadas do INPE.

Participando do TEDxAmazônia, realizado em Manaus neste fim de semana, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, cobrou ações efetivas do governo do Amazonas contra as queimadas, relata o AM1. E destacou a necessidade de enfrentar a estrutura do problema. “Nós vamos mudar o problema se enfrentarmos a questão do desmatamento e do uso descontrolado do fogo, senão nós vamos ficar ‘apagando fogo’”, disse Marina.

Em tempo: O Pará teve o maior número de queimadas no Brasil entre janeiro e outubro, mostra o INPE. Foram 31.119 focos de incêndio no período. O estado teve o segundo pior mês de outubro em 25 anos, informa o g1. E assim como ocorre em Manaus, no Amazonas, regiões do Pará estão sendo tomadas pela fumaça. Uma das cidades atingidas é Santarém, mostra o Jornal Nacional. Até mesmo o balneário de Alter do Chão ficou completamente coberto. Segundo Lucas Vaz Peres, professor de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), uma avaliação inicial mostra que a fumaça vem do leste paraense, do Maranhão e de outras áreas do Nordeste, informa o g1. Por causa da fumaça, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou respostas imediatas dos órgãos de fiscalização ambiental a respeito da infraestrutura disponível para combater incêndios florestais, de acordo com O Liberal.

 

ClimaInfo, 6 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.