Brasil bate sucessivos recordes de consumo de eletricidade por causa do calor extremo

onda de calor energia
Freepik

Por dois dias seguidos, consumo de energia elétrica superou 100.000 gigawatts no horário de pico; foi a primeira vez que o país bateu tal marca. 

A onda de calor fez o Brasil bater recorde no consumo de eletricidade durante o horário de pico da tarde pelo segundo dia consecutivo. O consumo elétrico nas alturas voltou a provocar alta do preço da energia no mercado atacadista e é visto como um sinal de alerta dos impactos da crise climática no setor.

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a demanda bateu 101.437 megawatts (MW) às 14h24 de 3ª feira (14/11). O número é quase 500 MW acima dos 100.955 MW registrados na segunda (13/11), que já havia superado o recorde anterior, de 97.659 MW, medido em 26 de setembro deste ano, detalha a Folha. Foi a primeira vez na história do sistema elétrico brasileiro que o consumo superou a marca de 100.000 MW.

O aumento na demanda foi registrado em todo o Sistema Interligado Nacional (SIN), informa o g1. O subsistema Sudeste/Centro-Oeste também bateu recorde, atingindo 60 GW às 15h30 de segunda. O patamar anterior era de 57,8 GW, registrado também em 26 de setembro.

A elevação da demanda era esperada pelo ONS diante da previsão de temperaturas elevadas, que ampliam o uso de eletrodomésticos como aparelhos de ar condicionado, ventiladores e o consumo energético de refrigeradores. O órgão disse não ver riscos ao abastecimento, mas a subida do consumo já provocou falhas no fornecimento em São Paulo nos últimos dias, afetando o centro e zona oeste da cidade ao longo do dia, de acordo com o R7.

Com a demanda pressionada, os preços da energia elétrica no mercado de curto prazo podem disparar. Atualmente, o piso regulatório está em cerca de R$ 69 por megawatt-hora (MWh). Mas empresas e especialistas do setor temem que o valor chegue a até R$ 600/MWh em determinadas horas do dia, segundo o UOL. E no futuro, essa conta poderá ser cobrada dos consumidores, no momento do reajuste das tarifas elétricas.

O Globo, Jovem Pan, MetSul, Agência Brasil e Terra noticiaram o consumo elétrico recorde no país por causa do calor extremo.

Em tempo: Mesmo com os reservatórios hidrelétricos cheios e a expansão das fontes eólica e solar na matriz elétrica, o ONS decidiu despachar algumas termelétricas para suprir a demanda recorde por causa do calor. Com isso, todas as usinas a gás fóssil e a planta a carvão mineral da Eneva, que estavam desligadas desde 2021, foram acionadas pelo operador do sistema, relata o Valor. Obviamente o diretor Financeiro da empresa, Marcelo Habibe, disse que o acionamento das usinas “é uma boa notícia para a companhia”. Só não conta, claro, qual será o impacto no bolso do consumidor. Nem os efeitos dessas plantas a combustíveis fósseis nas emissões e no agravamento da mudança climática – a mesma que está causando o calor extremo no Brasil.

 

ClimaInfo, 16 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.