Degelo acelerado na Groenlândia é “risco dramático” para o planeta, alertam cientistas

16 de novembro de 2023
Groenlândia degelo
Corpo Nazionale Soccorso Alpino e Speleologico

Glaciares e calotas polares ao longo da costa da ilha recuaram desde 2000 a uma taxa duas vezes superior à registrada durante o século passado.

Um novo estudo, publicado na Nature Communications, mostra que as plataformas de gelo da Groenlândia perderam mais de um terço do seu volume nos últimos 50 anos. A área tem gelo suficiente para elevar o nível do mar em mais de dois metros.

Os pesquisadores analisaram milhares de imagens de satélite e modelos climáticos. Com isso, descobriram que desde 1978, devido ao aumento das temperaturas, as plataformas de gelo do norte da ilha perderam mais de 35% do seu volume total. Se o cenário continuar, as consequências para o planeta podem ser “dramáticas”, destaca O Globo.

Por causa da mudança climática, alimentada pela queima de combustíveis fósseis, as plataformas de gelo estão “extremamente vulneráveis” e podem estar até mesmo fadadas ao colapso, reforçam os pesquisadores.

O derretimento das plataformas de gelo em si não contribui para aumentar o nível do mar, pois já estão na água. Mas elas funcionam como represas que regulam a descarga de gelo no oceano. Se essas barreiras se desintegrarem, as geleiras podem acabar despejando mais gelo nos mares, detalha a Folha.

A gravidade da situação na Groenlândia não para por aí. Outra pesquisa, publicada na Nature Climate Change, mostra que mais de mil glaciares periféricos e calotas polares – massas de gelo menores que pontilham a costa da ilha, distintas da camada de gelo – entraram numa fase acelerada de recuo nos últimos 20 anos, desaparecendo duas vezes mais rápido do que no século 20, segundo a Bloomberg.

Além disso, utilizando uma linha de base do final do século passado, o estudo determinou que os glaciares no sul da Groenlândia diminuíram em comprimento em média 18%, enquanto os glaciares em outras partes da ilha recuaram até 10%.

CNN, Washington Post, Wired e CBS também noticiaram o novo cenário do degelo na Groenlândia.

 

ClimaInfo, 17 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar