No ritmo atual, emissões de CO2 vão cair apenas 2% até 2030, alerta ONU

emissões de CO2
Claudio Angelo / OC

Projeção da ONU indica que as metas nacionais atuais sob o Acordo de Paris garantiriam uma redução de apenas 2% das emissões globais até 2030. 

O déficit de ambição nos compromissos nacionais de mitigação sob o Acordo de Paris ainda é gigantesco, alertou uma análise do secretariado da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC) divulgada na última 3ª feira (14/11).

Segundo o relatório, a implementação plena das promessas de redução de emissões feitas pelos países até agora garantiria uma redução de míseros 2% ao final desta década em relação a 2019, muito aquém dos 43% de corte recomendado pelo IPCC para limitar o aquecimento global em 1,5ºC.

A análise considerou as 168 Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) vigentes sob o Acordo de Paris até o dia 25 de setembro passado. Ou seja, no caso brasileiro, ela ainda utilizou a versão da NDC do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a da “pedalada climática” que resultou em um aumento da projeção de emissões do país ao final desta década. No mês passado, o governo Lula restabeleceu a NDC original de 2015.

“O relatório mostra que os governos em conjunto estão dando pequenos passos para evitar a crise climática, e que os governos devem dar passos mais ousados na COP28 de Dubai para entrarem no caminho certo”, observou Simon Stiell, secretário-executivo da UNFCCC.

Essa retificação precisa começar a acontecer já nesta COP, aproveitando os insumos do Global Stocktake, um processo colaborativo de análise da implementação das NDCs concluído neste ano. “O Global Stocktake aponta claramente onde o progresso está demasiado lento, mas também apresenta uma vasta gama de ferramentas e soluções apresentadas pelos países”, destacou Stiell.

Folha e Observatório do Clima destacaram os principais pontos da análise da UNFCCC sobre as NDCs atuais sob o Acordo de Paris.

 

ClimaInfo, 16 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.