Enquanto onda de calor assola maior parte do país, chuvas castigam o Sul

Sul chuvas
RAFAEL DALBOSCO/FUTURA PRESS

Ministério da Saúde lança guia na internet com 22 dicas e cuidados com o calor extremo; no Sul, chuvas e ventos fortes mataram uma pessoa. 

Mesmo após o registro de chuvas em algumas cidades, o pico da onda de calor que atinge várias partes do Brasil deve perdurar nesta 6ª feira (17/11). O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) estendeu o alerta vermelho, de grande perigo. Assim, 14 estados e o Distrito Federal sofrerão com as altas temperaturas, o que totaliza 2.707 municípios brasileiros.

Segundo o INMET, os termômetros deverão continuar nas alturas até sábado, quando espera-se que acabe o bloqueio atmosférico que impede a chegada de ventos do sistema frontal no centro-sudeste brasileiro, explica o Correio Braziliense. Há previsão de chuva isolada e refresco no calor no fim de semana e na próxima semana em algumas partes do país.

Nesta 5ª feira (16/11), havia previsão de recordes de temperatura em várias cidades e capitais, relatam CNN, g1, Band e Metrópoles. No Rio de Janeiro, a temperatura máxima foi de 40,6ºC, segundo o INMET. O recorde anterior do ano era de 40,4ºC, registrado no domingo (12/11), relata o g1.

Com a onda de calor, o Ministério da Saúde lançou um guia na internet com 22 dicas e cuidados. As condições climáticas podem impactar a saúde de toda a população, em especial os mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos, gestantes e população em situação de rua, explica a Agência Brasil.

Além disso, como ressalta o advogado Thiago Amparo, professor de Direito Internacional e Direitos Humanos na FGV Direito SP, o calor tem cor e tem classe. Em artigo na Folha, ele reforça: “O calor extremo expõe ao Sol as injustiças – racismo e aporofobia – climáticas. Neste que é o verão mais frio do resto de nossas vidas, está calor para quem?”

O “domo de calor”, condição climática que “torra” a maior parte do país, explica a BBC, está “represando” chuvas na Região Sul, e as precipitações intensas, associadas a fortes ventos, vêm causando estragos. Na 4ª feira (15/11), cerca de 60 pessoas ficaram feridas após um ginásio esportivo desabar em Giruá, no Rio Grande do Sul. Uma mulher morreu, informa a CNN.

O Sul enfrenta novamente uma situação de chuva extremamente volumosa neste mês, destaca o Climatempo. Apenas na primeira quinzena de novembro, volumes de mais de 200 mm já são observados em muitas áreas dos três estados da região. Em alguns locais, o acumulado de 15 dias de novembro já ultrapassa os 300 mm.

 

ClimaInfo, 17 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.