Enquanto onda de calor assola maior parte do país, chuvas castigam o Sul

17 de novembro de 2023
Sul chuvas
RAFAEL DALBOSCO/FUTURA PRESS

Ministério da Saúde lança guia na internet com 22 dicas e cuidados com o calor extremo; no Sul, chuvas e ventos fortes mataram uma pessoa. 

Mesmo após o registro de chuvas em algumas cidades, o pico da onda de calor que atinge várias partes do Brasil deve perdurar nesta 6ª feira (17/11). O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) estendeu o alerta vermelho, de grande perigo. Assim, 14 estados e o Distrito Federal sofrerão com as altas temperaturas, o que totaliza 2.707 municípios brasileiros.

Segundo o INMET, os termômetros deverão continuar nas alturas até sábado, quando espera-se que acabe o bloqueio atmosférico que impede a chegada de ventos do sistema frontal no centro-sudeste brasileiro, explica o Correio Braziliense. Há previsão de chuva isolada e refresco no calor no fim de semana e na próxima semana em algumas partes do país.

Nesta 5ª feira (16/11), havia previsão de recordes de temperatura em várias cidades e capitais, relatam CNN, g1, Band e Metrópoles. No Rio de Janeiro, a temperatura máxima foi de 40,6ºC, segundo o INMET. O recorde anterior do ano era de 40,4ºC, registrado no domingo (12/11), relata o g1.

Com a onda de calor, o Ministério da Saúde lançou um guia na internet com 22 dicas e cuidados. As condições climáticas podem impactar a saúde de toda a população, em especial os mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos, gestantes e população em situação de rua, explica a Agência Brasil.

Além disso, como ressalta o advogado Thiago Amparo, professor de Direito Internacional e Direitos Humanos na FGV Direito SP, o calor tem cor e tem classe. Em artigo na Folha, ele reforça: “O calor extremo expõe ao Sol as injustiças – racismo e aporofobia – climáticas. Neste que é o verão mais frio do resto de nossas vidas, está calor para quem?”

O “domo de calor”, condição climática que “torra” a maior parte do país, explica a BBC, está “represando” chuvas na Região Sul, e as precipitações intensas, associadas a fortes ventos, vêm causando estragos. Na 4ª feira (15/11), cerca de 60 pessoas ficaram feridas após um ginásio esportivo desabar em Giruá, no Rio Grande do Sul. Uma mulher morreu, informa a CNN.

O Sul enfrenta novamente uma situação de chuva extremamente volumosa neste mês, destaca o Climatempo. Apenas na primeira quinzena de novembro, volumes de mais de 200 mm já são observados em muitas áreas dos três estados da região. Em alguns locais, o acumulado de 15 dias de novembro já ultrapassa os 300 mm.

 

ClimaInfo, 17 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar