Decisão do IBAMA sobre exploração de petróleo na foz do Amazonas fica para 2024

23 de novembro de 2023
Ibama Rodrigo Agostinho
Divulgação

Análise diz respeito ao pedido de reconsideração da Petrobras quanto à negativa do órgão de dar licença para perfuração de poço no litoral do Amapá.

O presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, disse na 4ª feira (22/11) que a decisão do órgão ambiental sobre a exploração de petróleo na foz do Amazonas deverá ser anunciada no início de 2024. A análise diz respeito a um pedido de reconsideração da Petrobras após o IBAMA negar, em maio, a licença para a empresa perfurar um poço no bloco FZA-M-59, na costa do Amapá.

“A equipe concluiu agora vários processos de licenciamento, a maior parte deles da Petrobras. Hoje, existem mais de cem processos da Petrobras tramitando com o IBAMA, mais 60 pedidos de descomissionamento. Estamos fazendo um trabalho prioritário em relação a isso. E, provavelmente, no começo do ano, a gente tenha alguma resposta relacionada a esse pedido específico [do FZA-M-59]”, disse Agostinho.

A Folha lembra que a exploração de combustíveis fósseis na foz do Amazonas vem provocando desavenças no governo Lula há mais de seis meses, quando o IBAMA negou o pedido de licenciamento da Petrobras.

De um lado, a área do Meio Ambiente mostra que tecnicamente não há segurança para autorizar que se explore petróleo na região – e análises da própria Petrobras no processo de licenciamento comprovam isso. De outro, o Ministério de Minas e Energia, a Casa Civil e a Petrobras pressionam pela perfuração, com a falácia de que o petróleo gera “desenvolvimento” – quando a própria experiência brasileira e de outros países mostra o contrário – sem falar na emergência climática, que exige para a produção e o consumo de combustíveis fósseis o quanto antes.

A Petrobras está finalizando seu Plano de Negócios 2024-2028, e segundo O Globo a petroleira cogita aumentar os investimentos na Margem Equatorial. A região, entre o litoral dos estados do Rio Grande do Norte e do Amapá, engloba a bacia da Foz do Amazonas.

Valor, g1, UOL, CNN e Reuters também destacaram a fala de Rodrigo Agostinho sobre a licença na Foz do Amazonas.

 

ClimaInfo, 24 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar