JBS é acusada de comprar gado da RESEX mais desmatada da Amazônia

19 de dezembro de 2023
JBS desmatamento RESEX Jaci Parana
A Pública

A JBS e outros três frigoríficos foi processado pela Procuradoria-Geral do Estado de Rondônia por conta da comercialização de gado criado ilegalmente na Reserva Extrativista (RESEX) Jaci-Paraná.

A JBS e outros três frigoríficos de Rondônia foram processados pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) sob a acusação de comprarem gado criado ilegalmente dentro da Reserva Extrativista (RESEX) Jaci-Paraná, a Unidade de Conservação proporcionalmente mais desmatada da Amazônia. A denúncia foi destacada pela Agência Pública.

De acordo com a PGE de Rondônia, cerca de 216 mil cabeças de gado estão instaladas dentro da RESEX, o maior rebanho ilegal em uma terra protegida na Amazônia. Os frigoríficos estão sendo cobrados a indenizar o poder público em quase R$ 17 milhões por danos ambientais gerados pela ocupação ilegal da RESEX Jaci-Paraná. 

A documentação levantada pela PGE inclui até mesmo Guias de Trânsito Animal (GTAs), documentos que registram a origem, o destino e a movimentação de lotes bovinos, com endereço de fazendas onde se lê “RESEX Jaci-Paraná”. Isso evidencia não apenas a audácia dos pecuaristas ilegais, mas também a falta de controle por parte dos frigoríficos para garantir a origem legal do gado comercializado.

“Em duas décadas combatendo gado ilegal na Amazônia, nunca tinha encontrado uma GTA com o nome de uma Unidade de Conservação”, disse Jair Schmitt, diretor de Proteção Ambiental do IBAMA.

A Associated Press também repercutiu a denúncia contra a JBS.

 

ClimaInfo, 20 de dezembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar