Acionistas aumentam pressão para que a Shell reduza emissões

17 de janeiro de 2024
Shell acionistas pressionam
Divulgação

Fundos que administram mais de US$ 4 trilhões em ativos uniram forças com ativistas do grupo Follow This para intensificar a pressão sobre a petroleira.

A vida da Shell não está fácil [ainda bem]. Um grupo de 27 fundos que administram mais de US$ 4 trilhões em ativos – entre eles, a maior gestora de ativos da Europa, a Amundi SA – uniram-se ao grupo ativista Follow This para aumentar a pressão sobre a petroleira para que reduza suas emissões de gases de efeito estufa.

O grupo vai apresentar uma resolução de acionistas para pressionar a Shell a finalmente se alinhar com o Acordo de Paris, segundo um comunicado divulgado na 2ª feira (15/1) e repercutido por Bloomberg, The Guardian, Financial Times, CNBC, Offshore Energy e Valor. É um passo além do que os investidores deram em anos anteriores, quando votaram a favor de resoluções apresentadas pela Follow This.

A resolução se concentra nas emissões de Escopo 3 – aquelas geradas pela queima dos combustíveis fósseis fornecidos pelas empresas de petróleo, que representam a maior parte dos gases de efeito estufa e que elas insistem em ignorar. Assim, o documento pede que a Shell alinhe sua meta de redução de médio prazo do Escopo 3 com as metas de limitar o aquecimento global a 1,5oC acima da temperatura média registrada no período pré-industrial.

“Pedimos à Shell que estabeleça uma meta credível de emissões absolutas de Escopo 3. Isso demonstraria liderança, mostraria que a Shell leva a sério a transição de seus negócios e desempenharia um papel na geração de mudanças no mundo real”, disse à Reuters Diandra Soobiah, chefe de investimento responsável do fundo de pensão britânico NEST.

Além da Amundi e do NEST, o grupo de investidores cofiliados inclui o provedor de pensão Scottish Widows, Candriam, Rathbones Group e Edmond de Rothschild Asset Management. Os 27 investidores possuem, em conjunto, cerca de 5% das ações da Shell, de acordo com a Follow This.

No ano passado, a resolução Follow This obteve o apoio de 20% dos acionistas da Shell numa assembleia geral barulhenta. Nela, os manifestantes tentaram invadir o palco e bradaram um sonoro “Go to hell, Shell” ao ritmo de “Hit the road, Jack”, imortalizada por Ray Charles.

 

ClimaInfo, 17 de janeiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar