Sob pressão, Azerbaijão inclui mulheres em equipe organizadora da COP29

22 de janeiro de 2024

Grupo chefiado por ex-executivo petroleiro e futuro presidente da COP29 foi duramente criticado por ativistas climáticos pela ausência de mulheres em sua composição inicial.

A primeira polêmica da Conferência do Clima de Baku (COP29) foi superada, ainda que na base do empurrão. Depois de ser bastante criticado por compor o comitê organizador do evento apenas com homens, o governo do Azerbaijão anunciou na última 6ª feira (19/1) a inclusão de 12 mulheres ao grupo, que passará a ter 42 integrantes. 

A proporção ainda é bem aquém da paridade de gênero demandada por grupos da sociedade civil e fica pequena até em comparação com a COP28 de Dubai, nos Emirados Árabes, no qual as mulheres representavam a metade do comitê organizador.

Entre as mulheres nomeadas, estão Sabina Aliyeva, comissária de Direitos Humanos, e Farah Aliyeva, chefe do departamento de política humanitária. O grupo é chefiado pelo futuro presidente da COP29, o ministro Mukhtar Babayev, um político com larga experiência executiva na principal empresa de combustíveis fósseis do Azerbaijão, a SOCAR.

O recuo do governo azeri foi bem-recebido pelos grupos ativistas, mas a falta de paridade de gênero ainda é um problema crônico não apenas da COP em si, mas das negociações climáticas como um todo.

“Ainda há um longo caminho a percorrer para que a paridade de gênero seja alcançada”, afirmou María Mendiluce, da coalizão We Mean Business, citada pelo Financial Times. Bloomberg, Reuters e Um Só Planeta também repercutiram a notícia.

Enquanto isso, a Bloomberg informou que integrantes da SOCAR estiveram em Davos (Suíça) na semana passada, durante o Fórum Econômico Mundial para conversar com representantes governamentais e empresariais. Segundo a reportagem, a empresa quer “melhorar seu desempenho climático” (seja lá o que isso quer dizer) antes da COP29 de Baku, no final do ano. A presença da estatal petrolífera azeri em discussões políticas repete a estratégia dos Emirados Árabes e da ADNOC durante o ano passado, quando o próprio presidente da COP (e CEO da empresa), Sultan Al-Jaber, foi acusado de utilizar reuniões sobre o evento para negociar acordos comerciais com outros países.

 

ClimaInfo, 23 de janeiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar