Após calor recorde, Colômbia declara emergência por causa de incêndios florestais

25 de janeiro de 2024
Colômbia onda de calor incêndios florestais
Flickr via infobae

Onda de calor impulsiona incêndios florestais na Colômbia e fumaça cobre céu de Bogotá. Só em janeiro, foram registrados 204 focos, com 31 ainda ativos.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, declarou situação de desastre nacional por conta dos incêndios florestais que se proliferaram nas últimas semanas. A situação é intensificada por uma forte onda de calor que assola o país e mantém as condições favoráveis à ocorrência de focos de fogo.

Os incêndios estão espalhados principalmente no Norte e no Centro-Oeste do país, como mostram imagens da agência espacial norte-americana NASA publicadas pelo Infobae. Em Bogotá, a fumaça de um dos focos de incêndio, a leste da capital, cobriu os céus da cidade na última 4ª feira (24/1).

O calor intenso é reflexo do fenômeno El Niño, que interfere nos padrões climáticos ao redor do planeta. Mas a força da onda atual de calor surpreendeu cientistas e autoridades. De acordo com o governo colombiano, quase metade do orçamento reservado para gastos emergenciais para situações climáticas para o ano inteiro foi gasto só em janeiro.

A declaração de situação de desastre natural permitirá ao governo liberar recursos de outros itens do orçamento para ajudar nos esforços de combate aos incêndios. Além disso, Petro também confirmou a oferta de ajuda feita por países como Canadá, Chile e Estados Unidos, bem como o pedido colombiano por apoio da ONU. “Na medida em que sabemos que nos próximos dias e semanas os eventos de crise vão aumentar, queremos ter certeza de que temos a capacidade física para enfrentá-los e mitigá-los”, disse o presidente colombiano.

Desde novembro, as chamas consumiram mais de 3,5 mil hectares de vegetação, danificando irreparavelmente ecossistemas vitais e ameaçando a fauna e a flora nativas. Especialistas e ativistas ambientais pedem uma resposta rápida não apenas ao fogo atual, mas também uma preparação mais efetiva do poder público para evitar situações como essa no futuro – que, por conta da crise climática, podem ser bem mais frequentes, com ou sem El Niño.

AFP, Associated Press e Reuters também abordaram a situação dos incêndios florestais na Colômbia.

 

ClimaInfo, 26 de janeiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar